Quinta, 21 de setembro de 201721/9/2017
(46) 984 000 614
Céu limpo
18º
25º
31º
Barracao - PR
dólar R$ 3,14
euro R$ 3,75
BOM SUCESSO DO SUL
Campanha contra aftosa iniciou por Bom Sucesso do Sul
Antônio Claudio Barracão - PR
Postada em 12/05/2016 ás 10h59 - atualizada em 12/05/2016 ás 11h05
Campanha contra aftosa iniciou por Bom Sucesso do Sul

A propriedade de Sérgio e Teresinha Onesco, na comunidade de Tirantes, em Bom Sucesso do Sul foi o local escolhido para o lançamento da campanha regional de vacinação contra a febre aftosa, nesta sexta-feira (29). O ato foi coordenado pelo escritório regional da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) em Pato Branco, Departamento Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Bom Sucesso do Sul e a família Onesco.


 


Nesta campanha de maio todos os bovinos e búfalos com até 24 meses devem ser vacinados. Os produtores que não possuem animais nessa faixa etária devem fazer o comunicado de isenção. A campanha encerra no próximo dia 31.



Acompanharam os trabalhos a médica-veterinária responsável pelo escritório Leunira Viganó Tesser, e equipe, o prefeito de Bom Sucesso do Sul Antonio Celso Pilonetto, o diretor do Departamento Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Emerson Pilonetto, a médica-veterinária do município Liliane Balbinotte, com presença da imprensa.




Exemplo


De acordo com Leunira a definição da propriedade e do município se deu pelo bom exemplo empregado nas questões sanitárias. “A preocupação com a febre aftosa ainda se mantém e enquanto o Paraná não adotar o fim da vacinação o trabalho precisa ser feito, e sabemos que tanto aqui na propriedade do Sérgio como em todo município de Bom Sucesso do Sul o pessoal é consciente. Saliento ainda a atenção dada na vacinação contra brucelose e turberculose, subsidiada aos produtores pelo município”, frisou Leunira evidenciando os incentivos na cadeia produtiva. “Sempre digo que aqui em Bom Sucesso do Sul as coisas andam, elas realmente acontecem e não nos trazem problemas”, afirmou.



O produtor também ressaltou o apoio fornecido pelo município. “Os programas de incentivo ao produtor são muito bom e contribui, principalmente para o pequeno produtor reduzir seus custos e aumentar a produtividade. Tomará que continuem”, comentou Onesco, que recebeu também nesta semana máquinas da prefeitura para terraplanagem onde terá investimentos em infraestrutura.


Para Pilonetto a vacinação contra aftosa, assim como as demais que são subsidiadas pelo município, são mecanismos importantes para manter os mercados compradores das nossas riquezas. “Todos sabemos que a sanidade é uma questão de segurança e que por isso precisamos manter esse cuidado. Além do produtor ter essa consciência, o município cumpre com seu papel favorecendo dentro da medida do possível com a atividade rural”, ressaltou o prefeito, lembrando também da preocupação com as estradas e os acessos às propriedades.



O diretor do departamento de Agropecuária e Meio Ambiente lista alguns dos programas e projetos de apoio a atividade agrícola. “Mantemos constante programas como o Leite Bom, com uma gama de benefícios as propriedades enquadradas, com produção de silagem, horas máquinas, repasse de sêmen, exames, distribuição de sementes de milho, e ações de apoio com subsídios, entre tantas outras iniciativas públicas”, salientou Emerson.


Os produtores podem fazer a comprovação de compra da vacina também pela internet, no endereçoWWW.adapar.pr.gov.br

FONTE: ASCOM/Foto:Divulgação
tags:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

imprimir
309
© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium