Quinta, 21 de setembro de 201721/9/2017
(46) 984 000 614
Céu limpo
18º
25º
31º
Barracao - PR
dólar R$ 3,14
euro R$ 3,75
BIZARRO
Camaleões têm saliva 400 vezes mais 'gosmenta' que a dos humanos
Pesquisadores analisaram mucosa de réptil com a ajuda de microscópio. Estudo foi publicado nesta segunda na revista 'Nature'.
-
Postada em 21/06/2016 ás 15h56
Camaleões têm saliva 400 vezes mais 'gosmenta' que a dos humanos

Os camaleões, além de se camuflarem estrategicamente para capturar as presas, têm uma outra qualidade publicada por pesquisadores: a saliva é 400 vezes mais viscosa que a dos seres humanos, o que confere um poder de “grude” muito maior. O estudo está na revista “Nature”.


Os pesquisadores já sabiam que esses répteis tinham línguas longas e comiam rápido, mas queriam apurar mais sobre essa outra “ferramenta” de caça. Eles coletaram a saliva de cinco camaleões, colocando entre eles e a presa uma lâmina de microscópio. Assim, com câmeras de alta velocidade, registraram a velocidade de cada golpe.


Eles analisaram os resultados e descobriram que os camaleões conseguem, com a ajuda da saliva, capturar presas de até 30% o próprio peso.


Agora os pesquisadores querem descobrir se essa característica da saliva também é comum em outros répteis ou anfíbios.

FONTE: G1 Natureza/PAN/ (Foto: Caters)
tags:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

imprimir
180
© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium