Quinta, 18 de outubro de 2018
(46) 984 000 614
Ciência

04/01/2017 ás 08h32

257

/

Pesquisadores da UEPA usam plantas nocivas para produzir energia
Macrófitas que crescem em mananciais de Belém geram gás natural. Fonte de energia mais limpa e renovável pode ser alternativa ecológica.
Pesquisadores da UEPA usam plantas nocivas para produzir energia

Um grupo de pesquisadores da Universidade do Estado do Pará (UEPA) utiliza plantas aquáticas que  crescem de forma nociva nos mananciais de Belém como fonte de energia. As chamadas macrófitas são encontradas no Parque Estadual do Utinga e ameaçam a biodiversidade dos lagos Bolonha e Água Preta, mas sua decomposição pode ser usada para a produção de gás natural de qualidade que pode ser usado como combustível.


Todo lixo orgânico pode produzir gás natural durante a sua decomposição, e é possível aproveitar este gás em estruturas chamadas digestores para produzir um combusítvel natural, que gera eletricidade e calor quando queimado. O que os pesquisadores da UEPA fazem é verificar como obter o máximo de energia possível das plantas aquáticas, para que sua exploração como fonte de energia alternativa seja viável.


"As pesquisas realizada no Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da UEPA e na literatura especializada têm mostrado que o biogás produzido a partir de resíduo animal ou vegetal possui a mesma qualidade, ou seja, concentração de metano, variando entre 50 e 70%", explica o professor doutor em engenharia de recursos naturais Marcelo Raiol.


Apesar disso, a pesquisa aponta que há uma diferença na quantidade de biogás produzido com as plantas - quando a biomassa é de origem animal, a quantidade de gás é ligeiramente maior. A solução encontrada pelos cientistas foi triturar os vegetais, garantindo uma liberação maior de gás natural durante a decomposição. "Quando há um tratamento da biomassa de origem vegetal como trituração, esta diferença basicamente deixa de existir”, conclui Raiol.

FONTE: G1/Foto: Nailana Thiely

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium