Quarta, 17 de outubro de 2018
(46) 984 000 614
Ciência

07/01/2017 ás 08h15

643

/

Após 2º caso de raiva em morcego, prefeitura de Cascavel faz orientações
Animal foi achado no Lago Municipal no último fim de semana de 2016. Orientação é para se evitar entrar em contato com animais suspeitos.
Após 2º caso de raiva em morcego, prefeitura de Cascavel faz orientações

A Secretaria de Meio Ambiente de Cascavel, no oeste do Paraná, inicia nesta sexta-feira (6) as ações de orientação para prevenir os moradores quanto aos riscos de contaminação por raiva. A iniciativa foi tomada depois da confirmação do segundo caso da doença em um morcego. O animal foi encontrado já morto na área do Lago Municipal no último fim de semana de 2016. O primeiro caso havia sido registrado em dezembro.


Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Beatriz Tambosi, o risco de a raiva ser transmitida por estes animais é grande, mas adianta que não há motivo para pânico, já que o morcego encontrado é frugívero, ou seja, alimenta-se apenas de plantas e frutos. “No entanto, no ato de defesa pode atacar humanos e outros animais, como os de estimação, como cães e gatos”


Ações de conscientização com a distribuição de panfletos serão realizadas no Lago Municipal nesta sexta a partir das 18h e no sábado (7) das 8h às 10h e das 18h às 20h.


Na segunda-feira (9), serão capacitados profissionais do Zoológico Municipal e da Guarda Patrimonial. Serão feitas divulgações também nas unidades de saúde do município.


O vírus da raiva é transmitido por meio de mordedura, arranhadura e lambedura de animais como morcegos, cães e gatos contaminados. A doença pode matar.


A orientação, em caso de presença de morcego com comportamento atípico como voando durante o dia, é para que se evite o contato.

FONTE: G1/Foto: Reprodução

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium