Quarta, 17 de outubro de 2018
(46) 984 000 614
Ciência

09/01/2017 ás 15h24

531

/

Por que você deveria lavar as toalhas de banho com mais frequência do que imagina
Tecido pode ser um local perfeito para a proliferação de micro-organismos – e, com isso, uma ameaça à saúde.
Por que você deveria lavar as toalhas de banho com mais frequência do que imagina

Não há dúvida que todo mundo adora sair do banho e se secar com uma toalha macia, felpuda e, principalmente, limpa.




Mas, além do prazer de uma toalha perfumada, existe mais uma razão para se preocupar com a questão da limpeza: os fungos e bactérias.




Cientistas afirmam que as toalhas que usamos diariamente para secar mãos, rosto ou todo o corpo são locais de cultivo de todo tipo de bactérias e fungos, além de acumularem células de pele morta e secreções salivares, anais e urinárias.




Para piorar, as toalhas também podem acumular ácaros e outros agentes prejudiciais à saúde.




Esses pedaços de tecido são ambientes ideais para a proliferação de tudo isso, pois têm muitas das condições indispensáveis para garantir a vida dos micróbios, entre elas água, temperatura alta e oxigênio.




Na toalha e no corpo


Nosso corpo também apresenta estas condições ideais para bactérias e fungos – nós estamos cobertos de micro-organismos dos pés à cabeça.




Desta forma, quando você se seca com a toalha, os micróbios e secreções de nosso próprio corpo ficam depositados no tecido.




Os resíduos celulares, junto ao oxigênio do ambiente, servem de alimento para os micróbios. E a umidade constante do banheiro favorece sua sobrevivência e reprodução.


FONTE: G1/Foto: Divulgação

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium