domingo, 24 de junho de 201824/6/2018
(46) 984 000 614
Chuva
16º
17º
20º
Barracao - PR
Erro ao processar!
Seu Negócio Tri Banner topo
BARRACÃO
Barracão – São João da Fronteira, um resgate histórico-cultural
Realizado no último final de semana, evento resgatou a cultura caipira e festa popular
Redação Barracão - PR
Postada em 11/06/2018 ás 09h02
Barracão – São João da Fronteira, um resgate histórico-cultural

Abertura oficial do São João da Fronteira/Foto:Marcos Prudente

Foi realizado no município de Barracão/PR no último final de semana (08, 09 e 10) o primeiro São João da Fronteira e proporcionou um resgate histórico-cultural para o município, assim como para a fronteira e região. O evento contou com apresentações de quadrilhas, comidas e bebidas típicas, Shows com artistas locais, bailes com as bandas Acesso Livre e Mercosul, e mate-baile de encerramento com Industria Musical.   


A festa foi uma realização da administração municipal em parceria com entidades e iniciativa privada do município. A ideia surgiu em uma viagem a capital do estado paranaense, onde o prefeito Marco A. Zandoná, juntamente com os diretores das escolas, aceitaram o desafio de resgatar a cultura da festa de rua que havia na fronteira, uma vez que as festas realizadas pelo município ‘irmão’, Dionísio Cerqueira/SC em via pública passaram a ser realizadas no Centro de Eventos, porém não com o mesmo público. Com a vontade de ter uma festa para chamar de sua, os barraconenses lançaram o São João da Fronteira, que deverá continuar sendo realizada no decorrer dos anos.


As apresentações das quadrilhas, assim como o cenário da festa, foram momentos nostálgicos. Vinicius do Rotary Club Barracão, se emocionou ao usar a palavra, afirmando que ao subir no palco fez uma viagem imediata pelo túnel do tempo e se viu criança, quando da plateia assistia as apresentações e hoje ele poder ser um apresentador. Além do discurso saudoso do integrante do Rotary, houve discurso de vereadores e presidente de entidades, cada com um sua forma impar de falar, porém com o mesmo coro; Este é o resgate da história cultural da tri-fronteira.



O Prefeito Marco Zandoná ao se pronunciar, falou que a festa chegou para ficar, sem comprometendo realizar a segunda e terceira edição, assim como após terminar seu mandato, ser um apoiador das edições seguintes, se preciso até cobrando para que seja dada a continuidade. Zandoná também fez agradecimentos a todos que contribuíram direta e indiretamente para que festa fosse realizada, pontuando que só foi possível a realização devido o envolvimento de toda a comunidade, desde os pais de alunos que deram suas “prendas” para seus filhos levarem a escola, como as empresas patrocinadoras do evento.


- “Nosso município precisava de uma festa popular e em uma viajem a Curitiba, juntamente com os diretores das escolas, surgiu à ideia de fazer o São João da Fronteira, foi levada adiante, onde tivemos ótimo apoio e juntamente com a nossa equipe de trabalho, em parceria com as entidades e escolas colocamos em prática e devido ao sucesso, vamos continuar realizando no nosso mandato, incentivando e cobrando nos próximos, porque não resta dúvida; este é um resgate histórico que deve ser mantido”, Marco Zandona ao falar da festa.


Com uma festa para chamar de sua, Barracão já tem data marcada para o segundo São João da Fronteira. Será em Junho de 2019, com a presença confirmada da Banda Os Atuais e parceria das Lojas Becker, foi o que anunciou o gerente da loja local; Lucas Podoski, ao lado do prefeito na cerimônia de abertura da festividade.


“A Lojas Becker tem o prazer de ser uma apoiadora desta festa e para fortalecer a parceria, estaremos patrocinando a presença da Banda Os Atuais no ano que vem”, disse Lucas. 


FONTE: PAN
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
imprimir
190
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium