4°C 15°C
Barracão, PR
Publicidade

Manchetes Desatualizadas: A Verdade por Trás do Equívoco ao Vivo da Globo Sobre Rombo do Governo

Fizemos uma investigação profunda sobre o erro técnico que colocou em xeque a integridade do jornalismo televisivo (Confira)

01/02/2024 às 12h31
Por: Redação Fonte: PANTV/Marcos Prudente
Compartilhe:
Manchetes Desatualizadas: A Verdade por Trás do Equívoco ao Vivo da Globo Sobre Rombo do Governo/Reprodução Vercapas
Manchetes Desatualizadas: A Verdade por Trás do Equívoco ao Vivo da Globo Sobre Rombo do Governo/Reprodução Vercapas

No último dia 31 de janeiro, durante a transmissão do Bom Dia Rio Grande, da RBS TV, afiliada da TV Globo no Rio Grande do Sul, um erro técnico na leitura das principais manchetes do dia provocou uma reviravolta nas redes sociais e gerou debates acalorados sobre ética jornalística. O episódio teve início quando o apresentador Josmar Leite interrompeu a apresentação ao perceber que as capas de jornais exibidas estavam desatualizadas, sendo referentes ao dia anterior.

Continua após a publicidade
Design de Marcos Prudente

Ao anunciar as manchetes, Josmar Leite mencionou: “Começando pelo jornal Zero Hora. Manchete da área econômica, ‘Governo Lula fecha primeiro ano com rombo de R$ 230 bilhões’… A gente já volta, com as capas dos jornais que estamos apresentando. A gente vai retificar as capas e trazê-las certinhas”. O erro técnico logo foi corrigido no bloco seguinte, onde as capas foram atualizadas e as manchetes lidas de forma adequada.

Continua após a publicidade
Design de Marcos Prudente

Contudo, o ocorrido não passou despercebido nas redes sociais, onde algumas vozes sugeriram que o apresentador teria interrompido a transmissão de forma intencional para evitar abordar o déficit registrado no primeiro ano do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O vereador de São Paulo, Rubinho Nunes, expressou sua crítica no Twitter, acusando a "Escola Daniela Lima de jornalismo comprometido com a verdade", fazendo referência também à apresentadora do Conexão GloboNews.

Continua após a publicidade
Design de Marcos Prudente

Diante da repercussão, a RBS TV emitiu uma nota oficial esclarecendo o incidente. A nota afirmou: “Para esclarecer o ocorrido e combater a desinformação, neste vídeo é possível conferir o trecho em que o Josmar faz a leitura das manchetes da terça-feira (30/2) e, na sequência, o trecho do Bom Dia Rio Grande desta quarta (31/2), em que ele explica o engano e dá início à leitura das chamadas dos jornais de hoje. O conteúdo também está disponível na íntegra pelo Globoplay”.

Este incidente destaca a importância da veracidade e da precisão na disseminação de informações, especialmente em um contexto em que as notícias podem influenciar a opinião pública. Além disso, evidencia a necessidade de maior vigilância em relação à disseminação de teorias de conspiração nas redes sociais, que podem distorcer a realidade e minar a confiança no jornalismo. A transparência por parte dos veículos de comunicação é crucial para manter a integridade e a credibilidade da informação em tempos de constante escrutínio público.

Com informações do Metrópoles

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barracão, PR
15°
Parcialmente nublado

Mín. Máx. 15°

14° Sensação
1.73km/h Vento
65% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
07h20 Nascer do sol
05h59 Pôr do sol
Ter 16° 11°
Qua 20° 10°
Qui 21° 12°
Sex 23° 13°
Sáb 23° 14°
Atualizado às 14h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,45 +0,36%
Euro
R$ 5,94 +0,15%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,13%
Bitcoin
R$ 366,532,78 +10,18%
Ibovespa
129,195,53 pts 0.23%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias