A chegada de um bebê à família é um momento que transforma a vida do casal, pois é repleto de alegrias, novas experiências e, claro, alguns desafios. A transição para a parentalidade nem sempre é algo simples, além de ser uma jornada única e que impacta diretamente o relacionamento entre os parceiros. Nesse momento, é fundamental entender e compreender que agora as dimensões são variadas e que esse não é um processo linear, já que será cheio de erros e acertos.
Ter um filho não é uma decisão fácil. Pelo contrário, ter uma criança implica em muitos fatores, e nem sempre as coisas estão escritas e não há um manual para tudo. Porém, vale ressaltar que o casal deve se preparar da melhor maneira possível para receber o novo membro da família. Assim, o quartinho deve ter o berço e um lugar para guardar as roupinhas. Ah, um carrinho de bebê também é essencial, assim como a cadeirinha, caso o casal tenha um carro.
A vida de um casal é completamente alterada pela chegada de um bebê. Afinal, a atenção que antes era apenas dividida entre os dois, agora precisa ser repartida com aquele pequeno ser, que necessita de muitos cuidados. Logo, são muitos detalhes que envolvem criar um filho, e essa pode ser a principal dificuldade dos pais, já que o relacionamento muda e muitos não sabem como deixar esse momento relativamente mais leve e menos cansativo.
Você confere abaixo algumas dicas que podem ajudar a fortalecer o laço de parceria entre o casal que está passando pelo momento da chegada do bebê.
Estabelecer a comunicação é o passo principal para que o casal mantenha um bom relacionamento dentro dessa nova rotina, e vale lembrar que deve ser uma comunicação aberta e honesta. Compartilhar sentimentos, preocupações e expectativas vai ajudar a construir uma base sólida para enfrentar todos os problemas que aparecerem, assim nenhum dos parceiros vai se sentir sozinho.
A chegada do bebê automaticamente traz uma dinâmica completamente nova para a casa, e a rotina doméstica passa a ser outra. Por isso, é muito importante que o casal divida as tarefas diárias e as responsabilidades com o bebê. Então, enquanto um lava a louça, o outro dá o almoço para o bebê, por exemplo. Assim, a carga doméstica não fica apenas para um dos lados. O mesmo vale para os cuidados envolvendo a criança.
Apesar dos cuidados com o bebê serem uma prioridade, é essencial que o casal tire um tempo apenas para se curtir, sem a pressão que a rotina pode trazer. Por isso, reserve momentos especiais, pode ser uma ida ao cinema, um jantar no restaurante favorito ou qualquer programa que dê a oportunidade de vocês curtirem a companhia um do outro. Isso faz com que o relacionamento fique ainda mais forte para enfrentar a rotina do dia a dia.
É inevitável, a chegada de um bebê à família muda completamente a vida de um casal, e um dos passos mais essenciais é aceitar essa mudança e se adaptar a ela. Quando o casal estabelece muitas expectativas, é muito fácil se perder e acabar descontando no outro as próprias frustrações. Portanto, tenha expectativas realistas e esteja sempre aberto a ajustes na rotina.
Esse é um tópico extremamente relevante, tanto a mãe quanto o pai do bebê devem estar com a saúde mental em dia para ter a plena capacidade de cuidar de uma criança. Além disso, alguns fatores como a privação do sono e as novas responsabilidades podem fazer com que o casal sinta que a saúde mental está sendo prejudicada. Nesse contexto, conversar abertamente com um profissional pode ser a melhor maneira não só de ajudar na criação do bebê, mas também no relacionamento entre os parceiros.
Mín. 18° Máx. 30°