Na manhã desta segunda-feira (11), uma cobra-coral verdadeira foi capturada em uma sala de aula da Escola Ita Sampaio, localizada no bairro Parque Verde, em Cascavel, no oeste do Paraná. O animal, com cerca de 50 centímetros, foi encontrado pelos professores, que rapidamente acionaram a equipe do Corpo de Bombeiros.
Ao chegarem à escola, os bombeiros observaram que os professores mantinham a serpente sob vigilância, evitando a aproximação dos alunos. Segundo o Tenente Lucas Delai, em casos de dúvida sobre a espécie da cobra, a corporação segue o protocolo de tratar o animal como se fosse da espécie "verdadeira", que é peçonhenta.
"Para fazer a correta identificação de uma cobra coral, apenas um estudioso de ofídios que trabalha com isso teria que recorrer a uma chave dicotômica para identificar qual a espécie dela", explica o Tenente.
Felizmente, nenhum funcionário ou aluno da escola ficou ferido durante o incidente. A cobra-coral foi capturada com segurança pelos bombeiros e devolvida à natureza em uma área próxima à rua Acácia.
Recomendações:
Em caso de encontro com animais selvagens, mantenha distância e acione as autoridades competentes.
Evite tocar ou alimentar animais selvagens.
Mantenha ambientes limpos e livres de entulhos para evitar a proliferação de animais peçonhentos.
Se você for picado por uma cobra, procure atendimento médico imediatamente.
Mín. 14° Máx. 23°