O Governador Jorginho Mello, de Santa Catarina, em vídeo postado na rede X, confirmou que caminhões com doações ao Rio Grande do Sul estavam sendo barrados por fiscalizações, que exigiam nota fiscal dos produtos, assim como foi multado por excesso de produtos.
No vídeo, Jorginho ainda faz um pedido a ANTT, que as multas aplicadas possam ser revistas. O governador gravou o vídeo ao lado do agente da Defesa Civil de Santa Catarina, que estava com a missão de conduzir o comboio até o estado gaúcho.
NÃO É FAKE NEWS: CAMINHÃO COM DOAÇÕES DE SC É NOTIFICADO POR ÓRGÃO FEDERAL
Este vídeo é um apelo urgente: ANTT, não interrompa nem multe os caminhões carregados com doações para o Rio Grande do Sul.
Faço este pedido após saber do servidor da Defesa Civil de Florianópolis,… pic.twitter.com/AJAoFqYleO— Jorginho Mello (@jorginhomello) May 8, 2024Continua após a publicidadeDesign de Marcos Prudente
Pablo Marçal, influenciador digital e polêmico por suas falas na internet, também denunciou que caminhões com donativos levantados por sua influência foram barrados e multados por excesso de peso, também por falta de notas fiscais dos produtos de doação.
O caso ficou mais polêmico do que já estava, após Paulo Pimenta, secretário das comunicações do governo Lula, gravar vídeo acusando o povo de fake news, afirmando que o governo estava empenhado no resgate às vítimas da tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul, assim como a republicação da Globo, afirmando que eram notícias falsas o que a população estava replicando nas redes sociais.
O governo Lula, através de Pimenta, pediu para Lewandowski, ministro da justiça, investigar os internautas, principalmente o deputado federal Eduardo Bolsonaro, o senador Cleitinho e o influenciador Pablo Marçal por notícias falsas. Através da pasta, um ofício foi enviado para a Polícia Federal, pedindo para que um inquérito seja aberto para apurar o caso.
Diante de tanta repercussão negativa, o governo via seus órgão competentes, passaram enviar notas informando que nunca barraram os donativos, tentando desmentir a população, porém sua narrativa só foi a frente, junto a meios de comunicações bancados com verbas públicas, más já está sendo posto a contra prova por matérias do SBT, pelo governador catarinense, assim como sites de notícias gerais, inclusive o Metrópolis.
Os supostos checadores de supostas fake news bateram o martelo: “é fake news que caminhões com doações estão em sendo multados no caminho para o RS”…
— Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) May 7, 2024
Aí aparece o vídeo abaixo, mostrando caminhões com doações sendo multados por excesso de doações… pic.twitter.com/myQxTAjKya
Mín. 10° Máx. 19°