A política em Dionísio Cerqueira/SC tem uma reviravolta inesperada. A Chapa de Situação, em uma reunião convocada de última hora, decidiu substituir o candidato a vice-prefeito para as próximas eleições municipais. Valdecir Schmeier, conhecido popularmente como "Ximaia" (MDB), foi retirado da disputa, sendo substituído por Alcir Sawaris (PL). Essa mudança causa surpresa nos meios políticos locais, uma vez que Sawaris era inicialmente pré-candidato a prefeito, mas acabou sendo preterido na convenção em favor da atual vice-prefeita, Bianca Maran (PL), que foi anunciada como a candidata principal, com Ximaia como vice.
Nos bastidores da política, circula a informação de que o nome do vereador Edinho (MDB) chegou a ser considerado para o cargo de vice, mas acabou não sendo aprovado pela chapa. Embora o motivo oficial da substituição não tenha sido revelado, fontes internas confirmaram que a decisão já está tomada: Ximaia sairá de cena, dando lugar a Sawaris na composição da chapa.
Essa troca na chapa majoritária poderá ter implicações significativas na dinâmica da campanha e no cenário eleitoral de Dionísio Cerqueira. Será que Sawaris, poderá trazer novos ares para a campanha, atraindo eleitores que estavam insatisfeitos com a configuração anterior? Por outro lado, a retirada de Ximaia pode gerar descontentamento entre seus apoiadores, mas o MDB vê a mudança como parte do jogo político.
Mín. 18° Máx. 33°