A revista France Football soltou, nesta quarta-feira, a lista dos indicados à cobiçada Bola de Ouro 2024, o prêmio que todo boleiro sonha em ganhar. O evento, que rola lá em Paris, vai coroar o melhor jogador da temporada europeia 2023/24 no próximo dia 28 de outubro, no famoso Théâtre du Châtelet.
Entre os 30 monstros da lista masculina, o brasileiro Vinicius Junior, do Real Madrid, tá brilhando forte e é considerado um dos favoritos. Esse guri vem desequilibrando no ataque dos merengues e, não à toa, tem seu nome garantido entre os tops. Mas ele não tá sozinho nessa parada: tem Bellingham, também do Real, o jovem inglês que tá comendo a bola; Foden, o talento do Manchester City; Harry Kane, agora no Bayern de Munique; e o recém-chegado ao Chelsea, Palmer. A disputa promete ser quente!
Na sequência, veio a lista do Troféu Kopa, que premia o melhor sub-21 da temporada. E olha aí mais um brasileiro na área: o atacante Savinho, ex-Atlético-MG, que deu show no Girona e agora brilha pelo Manchester City. O moleque de 20 anos tem como concorrente direto a joia do Barcelona, Lamine Yamal, que foi campeão da Eurocopa com a Espanha.
Já o Troféu Yashin, que escolhe o melhor goleiro, trouxe uma surpresa: Ronwen Williams, da África do Sul, que foi campeão da Liga Africana com o Mamelodi Sundowns. Ele é o primeiro sul-africano a entrar nessa lista. Além dele, nomes como Lunin (vencedor da Champions com o Real Madrid), Kobel (vice com o Borussia Dortmund), Maignan (o paredão do Milan) e o polêmico argentino Dibu Martínez, do Aston Villa, brigam pelo posto de melhor goleiro.
Pra quem tá de olho nas comparações entre os prêmios da Bola de Ouro e o Fifa The Best, é importante lembrar que a Bola de Ouro premia o atleta pela performance na temporada, enquanto o The Best tem uma pegada mais ampla, considerando o desempenho geral e a influência do jogador no mundo do futebol.
Na disputa de Técnico do Ano, a briga é braba. Carlo Ancelotti, do Real Madrid, com seus impressionantes sete títulos de Champions (cinco deles como treinador), enfrenta Pep Guardiola, o comandante de um Manchester City que levantou tudo que podia na última temporada.
Pra fechar, os clubes também tão no páreo. No masculino, o destaque vai para o Girona, da La Liga, e o Bayer Leverkusen, da Bundesliga, que competem ao lado de gigantes como Real Madrid, Manchester City e Borussia Dortmund. No feminino, a disputa tá entre Barcelona, Chelsea, Lyon, PSG e o clube norte-americano Gotham.
Com tanto craque e clube de peso, essa cerimônia promete ser um dos grandes momentos do futebol em 2024!
Indicados à Bola de Ouro 2024:
Jude Bellingham (Real Madrid/Inglaterra)
Rúben Dias (Manchester City/Portugal)
Phil Foden (Manchester City/Inglaterra)
Federico Valverde (Real Madrid/Uruguai)
Dibu Martínez (Aston Villa/Argentina)
Erling Haaland (Manchester City/Noruega)
Nico Williams (Athletic Bilbao/Espanha)
Granit Xhaka (Bayer Leverkusen / Suíça)
Artem Dovbyk (Girona/Ucânia)
Toni Kroos (Real Madrid/Alemanha)
Vinicius Junior (Real Madrid/Brasil)
Dani Olmo (RB Leipzig/Espanha)
Florian Wirtz (Bayer Leverkusen/Alemanha)
Martin Odegaard (Arsenal/Noruega)
Mats Hummels (Borussia Dortmund/Alemanha)
Rodri (Manchester City/Espanha)
Harry Kane (Bayern de Munique/Inglaterra)
Declan Rice (Arsenal/Inglaterra)
Vitinha (PSG/Portugal)
Cole Palmer (Chelsea/Inglaterra)
Dani Carvajal (Real Madrid/Espanha)
Lamine Yamal (Barcelona/Espanha)
Bukayo Saka (Arsenal/Inglaterra)
Mín. 18° Máx. 33°