A Honda resolveu dar uma resposta ao mercado depois que sua principal concorrente, a Yamaha, anunciou o lançamento de oito novos modelos nesta semana. Sabendo que precisava reagir, a gigante japonesa não perdeu tempo e apresentou, nesta quinta-feira (10), a renovação da sua famosa CG 160. A cilindrada de entrada da marca já está presente no Brasil há 48 anos, consolidada como líder de vendas desde que foi lançada. Para se ter ideia, só em 2024, até setembro, foram mais de 330 mil unidades emplacadas, o que reforça a dominância desse modelo no mercado.
Essa renovação marca a 10ª geração da CG, que vem em quatro versões: Cargo, Start, Fan e a topo de linha Titan. O principal destaque, especialmente no quesito segurança, foi a adição do freio a disco na roda traseira e a tecnologia ABS na roda dianteira da Titan. É uma melhoria significativa em comparação com os modelos anteriores, que contavam com freios a tambor de 130 mm na traseira e sem ABS na dianteira, o que era um ponto de crítica por parte dos motociclistas que buscavam mais segurança.
No entanto, nem tudo são flores. Embora a Titan tenha recebido essas inovações, as outras três versões (Cargo, Start e Fan) continuam com o sistema de freios combinados, onde a dianteira possui disco sem ABS e a traseira ainda opera com freio a tambor. Para quem esperava uma renovação mais completa em toda a linha, essa escolha pode deixar um gosto amargo.
Esteticamente, todas as versões da CG 160 passaram por um facelift, com destaque para o novo design do tanque e o painel digital. Mas, de novo, há diferenças entre as versões. A Cargo e a Start, por exemplo, vêm com faróis de lâmpada convencional, praticamente idênticos aos das gerações anteriores, além de uma carenagem mais simples no tanque. Já as versões Fan e Titan chamam mais atenção, recebendo o mesmo farol de LED que equipa as novas NXR 160 Bros, XRE 190 e XR 300L Tornado, elevando o nível de modernidade dessas versões.
Outro detalhe interessante é que a CG 160 2025 passa a oferecer uma nova cor amarela, mas a Honda ainda não confirmou se essa tonalidade será exclusiva da versão mais cara. Em termos de preço, a montadora promete divulgar os valores oficiais ainda em outubro, mas, para referência, a 9ª geração da CG segue à venda com os seguintes preços (sem incluir frete): CG 160 Cargo por R$ 15.790, CG 160 Start por R$ 14.650, CG 160 Fan por R$ 16.070 e CG 160 Titan por R$ 17.440.
Apesar de a Honda ter movimentado o mercado com essas atualizações, fica claro que há espaço para críticas, especialmente pela escolha de manter as tecnologias mais avançadas de segurança restritas à versão topo de linha. Enquanto isso, as outras versões seguem com soluções mais simples, o que pode deixar alguns consumidores insatisfeitos. A expectativa agora gira em torno dos preços e se as melhorias justificam o que pode vir pela frente.
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