O Cruzeiro Mate Amargo, atual campeão do Campeonato Municipal de Futebol de Barracão/PR (Barraconense), entrou em campo com um objetivo claro: manter a hegemonia. Na primeira fase, os cruzeirenses mostraram porque são considerados um dos favoritos, encerrando com um ataque avassalador. Foram 17 gols marcados, cravando o melhor ataque da competição até aqui e mantendo 100% de aproveitamento. Mas, mesmo com o show ofensivo, o time ficou em segundo lugar no ranking geral. E o motivo? O critério de desempate, que prioriza a defesa, acabou pesando.
A defesa do Cruzeiro Mate Amargo deixou passar cinco gols nessa fase, algo que na teoria pode não parecer muito, mas que no campeonato foi decisivo. Essa marca colocou o setor defensivo do time como o terceiro melhor, o que acabou influenciando a posição final. Com isso, eles perderam o posto de líder geral para o Esporte Clube Alvorada, outro time que também fez bonito e manteve 100% de aproveitamento. A diferença é que o Alvorada mostrou uma solidez defensiva impressionante: não sofreu um gol sequer, o que lhes garantiu a liderança isolada.
Enquanto isso, outras equipes enfrentaram um cenário complicado. O Atlético Linha Nova, por exemplo, teve uma fase de grupos para esquecer. A defesa do Atlético foi vazada 17 vezes, tornando-se a mais frágil do campeonato. Para piorar, o time não conseguiu vencer nenhum jogo, uma campanha que deixou a torcida desanimada. Já o União São José, também ficou aquém no ataque: marcou apenas um gol em toda a primeira fase e, assim como o Linha Nova, não conseguiu somar pontos.
No fim das contas, esses dados mostram que o Campeonato Barraconense não é fácil e que, para se manter no topo, tanto o ataque quanto a defesa precisam estar alinhados. A torcida cruzeirense, mesmo com o segundo lugar geral, segue confiante de que o time tem tudo para ir longe, afinal, a fase final promete disputas acirradas e qualquer detalhe pode ser decisivo. Quem sabe o Cruzeiro Mate Amargo não resolve ajustar a defesa e vai com tudo para manter o título? O campeonato está só começando a pegar fogo!