O amanhecer de ontem (09), trouxe um chamado especial para a equipe ALFA 2 do SAMU. Composta pelo médico Saimon Marcante, a enfermeira Eliane P. Rodrigues e o condutor socorrista Silvar da Luza, a equipe foi acionada por volta das 6h para uma emergência. A missão? Atender uma gestante em trabalho de parto.
Ao chegarem à residência, os socorristas foram recebidos por uma cena que tirou o fôlego: o bebê já estava coroando. Sem tempo para deslocamentos, o parto aconteceu ali mesmo, no sofá da casa, com a serenidade e a competência da equipe.
A enfermeira Eliane relatou, com emoção, a experiência inesquecível: "A gente sempre espera encontrar o bebê ainda na barriga da mãe. Mas hoje foi diferente. A gestante estava no período expulsivo, e realizamos o parto na sala de casa. “Foi um momento de milagre”. Recebemos uma linda menina, cheia de vitalidade."
O atendimento seguiu todos os protocolos: o clampeamento tardio do cordão, o contato pele a pele entre mãe e bebê e os cuidados básicos para garantir o conforto e a segurança da recém-nascida. Com a placenta devidamente retirada, mãe e filha foram encaminhadas ao Hospital São Francisco para avaliações com o obstetra e o pediatra.
A mãe, ainda emocionada, relatou que sua bolsa estourou às 4h30. Com o marido no trabalho e as contrações ficando mais intensas, pediu ajuda ao filho de 11 anos, que correu até os vizinhos para pedir socorro. Eles prontamente acionaram o SAMU.
O sucesso do parto trouxe alívio e alegria a todos. Segundo Eliane, atendimentos como esse são um alento na rotina muitas vezes dura dos socorristas: "Normalmente, lidamos com situações que envolvem sofrimento, dor e risco de vida. Hoje, pudemos promover a vida. Atendimentos assim nos renovam e dão sentido ao nosso trabalho."
Esse momento de celebração foi um lembrete do impacto do trabalho desses profissionais, que, com dedicação e humanidade, ajudam a transformar vidas. A pequena menina, que chegou ao mundo no aconchego do lar e sob os cuidados da equipe ALFA 2, é uma prova de que, mesmo em meio a desafios, a vida sempre encontra seu caminho.
Informação: PPNews
Mín. 16° Máx. 31°