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SC - “Calendário Escolar 2025: Planejamento Regionalizado para Garantir Sucesso!”

Como a colaboração entre municípios vai impactar positivamente o desempenho escolar

13/01/2025 às 09h59
Por: Redação Fonte: PAN/Marcos Prudente
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SC - “Calendário Escolar 2025: Planejamento Regionalizado para Garantir Sucesso!”Foto: Reprodução SECOM
SC - “Calendário Escolar 2025: Planejamento Regionalizado para Garantir Sucesso!”Foto: Reprodução SECOM

O calendário escolar de 2025 já foi definido pela Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, com algumas mudanças que prometem contribuir para o planejamento eficiente e a colaboração entre os municípios. O início das atividades letivas está marcado para 10 de fevereiro, com o recesso escolar programado para o período entre 21 de julho e 1º de agosto, e o encerramento das aulas acontecerá em 15 de dezembro. Essas datas foram acertadas após uma reunião de colaboração realizada na terça-feira, 20 de dezembro, entre a Secretaria, a Federação de Municípios Catarinenses (Fecam), a União de Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime/SC), o Colegiado da Educação e o Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina (Sinepe).

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O estado, por meio da Secretaria da Educação, reforça sua postura de manter o diálogo constante com a Fecam e a Undime, com o intuito de desenvolver políticas públicas que visem melhorar cada vez mais a qualidade do ensino para os mais de 295 municípios catarinenses. Segundo o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, esse alinhamento constante é fundamental para garantir que as especificidades regionais sejam observadas. Ele afirma: “Santa Catarina é um estado bastante plural, cada região tem uma especificidade e isso está sendo visto com antecedência para que não tenhamos problemas no futuro”. Essa abordagem garante que as necessidades locais sejam atendidas sem comprometer o calendário de maneira generalizada.

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O calendário prevê 204 dias letivos, e cabe a cada município, juntamente com as Coordenadorias Regionais de Educação, fazer ajustes regionais, levando em consideração as peculiaridades locais. A ideia é evitar que alterações sejam feitas durante o período letivo, garantindo uma maior previsibilidade para alunos, pais e educadores. A secretária adjunta da Educação, Patrícia Lueders, destaca que aproximar os calendários de todas as redes é fundamental não só para o planejamento adequado, mas também para estimular a colaboração entre os envolvidos nesse processo. Ela ressalta: “É de extrema importância, não só por questões de planejamento, mas também para estimular a colaboração entre todos os envolvidos neste processo”.

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Com informações: SECOM

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