As autoridades argentinas decidiram agir e bloquear os carreiros, aqueles caminhos clandestinos que todo mundo na fronteira conhece bem. A ideia era dar um basta no entra-e-sai sem controle, mas quem mora por aqui sabe que isso é igual a tapar o sol com a peneira. No lado brasileiro, essa tática já foi usada antes, e o resultado? Bom, nem precisa dizer: não demora e a turma do contrabando já dá um jeito de reabrir tudo. Aqui, quando mais difícil, mais valorizada fica a mercadoria. Al Capone que o diga!
Enquanto isso, o Lago Intermunicipal da Fronteira segue firme. Construído em parceria entre Dionísio Cerqueira (SC), Barracão (PR) e Bernardo de Irigoyen (Argentina), o objetivo sempre foi integrar os povos, fortalecer o turismo e criar um espaço de lazer compartilhado. Mas parece que Milei tem outros planos. O presidente argentino tem falado em reforçar a segurança e criar barreiras físicas na fronteira, o que já gerou burburinho e virou motivo de piada por aqui. O pessoal tá esperando, mas já duvida que algo realmente mude.
A prefeita Bianca, de Dionísio Cerqueira, se manifestou, se mostrando preocupada com a ideia e acredita que a política local pode contribuir para reverter a decisão. Feldemann, uma das lideranças do comércio de Irigoyen, disse que a medida de Milei só iria atrapalhar o comércio local e regional.
Por essa beirada da fronteira, passa de tudo:trabalhadores, comerciantes, turistas e nativos que cruzam diariamente. Quase não tem fiscalização, e o fluxo de pessoas é intenso. Recentemente, um novo "morador" chamou a atenção por aqui: o Lacoste pop star. Sim, um jacaré que virou atração turística e está sempre pronto para uma foto.
Agora, com as pedras espalhadas nas trilhas clandestinas, alguns até acreditaram que a coisa ia mudar. Mas a gente sabe que de noite tem máquina trabalhando e, breve, os carreiros já estão livres de novo. No fim das contas, as pedras ficam ali, servindo mais de enfeite ou de feiura do que de barreira real. A fronteira segue como sempre foi: viva, movimentada e cheia de histórias.
E assim seguimos, esperando pra ver qual será o próximo capítulo dessa novela fronteiriça.
Mín. 13° Máx. 30°