Lá pelas tantas da tarde de ontem (12), a Polícia Militar foi acionada para mais uma daquelas ocorrências que só acontecem ‘no velho Oeste’. Dessa vez, o cenário era o terminal rodoviário de São Miguel do Oeste, na rua Santos Dumont, no coração do centro da cidade. E o assunto? Notas falsas. Sim, aquelas que a gente sempre acha que só vemos em filmes, mas que, de vez em quando, resolvem dar as caras por aqui.
A solicitante, uma comerciante com olho mais afiado que o de um gavião, contou para os PMs que, no dia 25 de janeiro, um casal havia passado duas notas de cem reais na loja dela. Tudo parecia normal até ela perceber que as notas tinham um "jeitão" estranho. E não era só impressão: as cédulas eram falsas, e bem falsas, daquelas que até o tio do churrasco identificaria de longe.
Com as informações em mãos, a guarnição partiu para a ação. E não é que o casal, de origem argentina, estava lá, no terminal, como se nada tivesse acontecido? Pois é, a sorte (ou a falta dela) estava do lado dos PMs. Na revista, adivinha só? Foram encontradas mais duas notas de cem reais falsas. Totalizando duzentos reais em cédulas que, se fossem verdadeiras, dariam para comprar umas boas geladas e uns salgados no terminal.
O casal, claro, disse que não sabia de nada. Alegaram que haviam feito o câmbio e não perceberam que as notas eram falsas. "Ah, tá bom", deve ter pensado o ‘sargento’, enquanto anotava os detalhes do ocorrido. Afinal, quem nunca trocou uma nota falsa sem querer, não é mesmo? (Brincadeira, gente, não façam isso.)
Como o crime é federal (sim, falsificar dinheiro é coisa séria, mesmo que a gente esteja rindo aqui), o caso foi encaminhado para a Polícia Federal de Dionísio Cerqueira. O dinheiro foi apreendido, o casal foi liberado no local, e a população foi alertada para ficar de olho nas notas que circulam por aí. Afinal, ninguém quer receber uma nota falsa e acabar no prejuízo.
Então, fica a dica: na hora de receber aquela nota de cem, olhe bem, passe o dedo, veja se tem aquela marquinha de segurança, põe no led. Porque, como diz o velho ditado, "melhor prevenir do que remediar!". E, se for falsa, já sabe: chama a PM, que eles resolvem. Ao menos tentarão.
Mín. 13° Máx. 30°