A primeira fase da milionária Copa do Brasil deu o que falar até a noite de ontem, 27 de fevereiro de 2025, quando finalmente se fecharam as cortinas dessa etapa inicial. Foi um baita espetáculo, daqueles que fazem o coração do torcedor tremer na base, com os classificados pra segunda fase enfim definidos e, de quebra, as primeiras zebras dando as caras pra mostrar que, no futebol, nem sempre o favorito leva a taça. Aqui no Paraná, a gente sabe bem como é essa emoção de ver o inesperado acontecer, né? Afinal, o futebol tem dessas coisas: um dia tu tá por cima, no outro já toma um sacode que ninguém explica. (Veja os confrontos e as datas logo abaixo)
Teve jogo pra todo gosto. O Operário VG, lá de Mato Grosso, não tomou conhecimento do Sport Recife, um time cascudo da Série B, e mandou o Leão pra casa nos pênaltis. Foi uma disputa de arregalar os olhos, com a torcida segurando o grito na garganta até o último chute. Já o Maringá, um dos orgulhos paranaense, mostrou que não tá pra brincadeira. Dizem que não é bem uma zebra, porque o time já vem aprontando das suas por aí, mas despachar o Juventude, que é da elite do futebol gaúcho, não é pouca coisa, não. O Dogão jogou com raça, fez o povão de Maringá vibrar e carimbou a vaga com autoridade.
Mais adiante, o Concórdia, lá de Santa Catarina, deu um baile na Macaca – a Ponte Preta, pra quem não liga o nome ao apelido. O time catarinense meteu o pé na porta e mostrou que tamanho não é documento nessa competição. E o Ceilândia, de Brasília, não ficou pra trás: desbancou o Coritiba, nosso Coxa querido, que acabou tropeçando feio e deixou a torcida daqui com aquele gosto amargo na boca. É, nem sempre o time grande leva, e a Copa do Brasil tem esse jeitão de dar chance pra quem corre atrás e acredita no impossível.
Agora, os olhos já estão voltados pra segunda fase, que deve começar a pegar fogo logo ali, no dia 5 de março. As datas ainda vão ser desenhadas, mas uma coisa é certa: vai ter mais emoção, mais gritaria nas arquibancadas e, quem sabe, outras zebras pintando por aí pra bagunçar. Aqui no Paraná, temos o Maringá, que já deu o recado de que não veio só pra fazer figuração. E tu, o que acha? Será que os times pequenos vão continuar surpreendendo, ou os grandes acordam pro jogo? Uma coisa é certa: na Copa do Brasil, ninguém ganha de véspera!
Confrontos da Segunda Fase da Copa do Brasil
04/03
21h30min – Aparecidense x Cascavel
05/03
19h – Caxias x Fluminense
19h30 – Atlético-MG x Manaus
21h30 – Nova Iguaçu x Vasco
06/03
19h30 – Maringá x União-TO
21h30 – Olaria x Brusque
11/03
19h – Operário VG x Novorizontino
19h30 – Remo x Criciúma
21h30 – Botafogo-PB x Concórdia
21h30 – Bragantino x São José-RS
12/03
19h – Vitória x Náutico
19h30 – Athletic-MG x Grêmio
20h – Maracanã x Ceilândia
20h – Capital-DF x Porto Velho
21h30 – Atlético-GO x Retrô
21h30 – Ceará x Confiança
13/03
19h – Vila Nova x Rio Branco VN
19h30 – Athletico-PR x Guarany de Bagé
21h30 – CSA x Tuna Luso
21h30 – Operário-PR x Tombense
Mín. 13° Máx. 30°