Nesta quarta-feira, dia 5 de março, o Estádio Centenário, lá em Caxias do Sul, vai pegar fogo com o embate entre Caxias e Fluminense, às sete da noite no horário de Brasília. É jogo único, segunda fase da Copa do Brasil, e o bicho vai pegar! O time da Serra Gaúcha encara o tricolor carioca num confronto que mistura raça, tradição e aquela vontade de mostrar serviço. Então, bora prosear um pouco sobre esse baita jogo, com aquele jeitão descontraído e cheio de detalhes, como quem está contando uma história boa na beira do fogão.
O Caxias chega com o coração ainda meio apertado depois de dar tchau pro Campeonato Gaúcho. No último final de semana, levou um 3 a 1 do Inter na semifinal, um jogo que deixou um gosto amargo na boca dos torcedores grenás. Mas, como diz o ditado, “cavalo que tropeça não perde a raça”: o time já virou a página e quer mostrar que tem lenha pra queima. Na primeira fase da Copa do Brasil, os caras foram lá em Dourados, no Mato Grosso do Sul, e marcaram 2 a 0 no Dourados Atlético, fora de casa, com autoridade. Agora, contra o Fluminense, o técnico Luizinho Vieira deve manter o esquema com três volantes, para dar aquele reforço no meio-campo e segurar o tranco. Vini Guedes, Pedro Cuiabá, Mantuan e Tomás Bastos devem formar a muralha no miolo, enquanto no ataque o Gabriel Lima, que ficou de fora contra o Inter, pode pintar como parceiro de Calyson. A provável escalação tem Victor Golas no gol, Thiago Ennes, Alisson, Lucas Cunha e Kelvyn na defesa, e essa gurizada no meio e na frente pra tentar surpreender. Só que o time tá com uns desfalques pesados: Thiago Coelho, Gustavo Nescau, Wendell e Welder tão no estaleiro, machucados.
Do outro lado, o Fluminense vem voando baixo, numa fase daquelas que dá gosto de ver. São sete jogos sem perder, com cinco vitórias e dois empates — o time tá com o pé quente mesmo! Na primeira fase da Copa do Brasil, os caras passaram o rodo no Águia de Marabá, lá em Belém, com um 8 a 0 que foi de lavar a alma. E no último confronto, pelo Carioca, marcaram 4 a 0 no Volta Redonda, no Maracanã, na semifinal. O técnico Mano Menezes tá com um elenco refinado, mas nem tudo são flores: Thiago Silva, que está voltando de uma lesão no calcanhar, ainda vai ser poupado, e o Lima, que sentiu a panturrilha naquele massacre contra o Águia, também fica de fora. Na lateral-direita, rola uma dúvida entre Guga e Samuel Xavier, mas o resto do time deve seguir a base que vem dando certo: Fábio no gol; Ignácio, Freytes e Gabriel Fuentes na zaga; Otávio, Martinelli e Arias no meio; e Serna, Canobbio e Cano pra botar a bola na rede. Além disso, Ganso tá fora, cuidando da forma física depois de uma miocardite, Renato Augusto fez cirurgia no ombro, e Lezcano nem tá inscrito.
O jogo promete ser daqueles de fazer o coração bater mais rápido. O Caxias, jogando em casa, vai querer usar o apoio da torcida no Centenário para complicar a vida do Flu. Já o tricolor carioca, com esse elenco estrelado e em grande fase, quer carimbar a vaga na próxima fase sem dar chance pro azar. Quem curte futebol pode acompanhar tudo pelo ge, que vai trazer os lances em tempo real, ou assistir na sportv, no Premiere ou no Globoplay. A arbitragem fica por conta de Raphael Claus, de São Paulo, com os assistentes Danilo Ricardo Simon Manis e Raphael de Albuquerque Lima, e o quarto árbitro Lucas Guimarães Rechatiko Horn, do Rio Grande do Sul mesmo. Esta fase não tem VAR.
Então, é isso, tchê! Caxias e Fluminense entram em campo para fazer um jogo que pode ser decidido nos detalhes: uma defesa bem postada, um ataque inspirado ou até um erro bobo que muda tudo. Quem leva essa? Só observando pra saber. Prepare o chimarrão, chame os amigos e bora torcer!
Jogos da segunda fase e classificados ( * )
04/03
*Aparecidense 1 x 0 FC Cascavel
05/03
19h – Caxias x Fluminense
19h30 – Atlético-MG x Manaus
21h30 – Nova Iguaçu x Vasco
06/03
19h30 – Maringá x União-TO
21h30 – Olaria x Brusque
11/03
19h – Operário VG x Novorizontino
19h30 – Remo x Criciúma
21h30 – Botafogo-PB x Concórdia
21h30 – Bragantino x São José-RS
12/03
19h – Vitória x Náutico
19h30 – Athletic x Grêmio
20h – Maracanã x Ceilândia
20h – Capital-DF x Porto Velho
21h30 – Atlético-GO x Retrô
21h30 – Ceará x Confiança
13/03
19h – Vila Nova x Rio Branco VN
19h30 – Athletico-PR x Guarany de Bagé
21h30 – CSA x Tuna Luso
21h30 – Operário-PR x Tombense
Mín. 13° Máx. 30°