Neste sábado, dia 08 de março, o Campeonato Municipal de Futebol Suíço de Barracão (Barraconense Suíço), vai pegar fogo com uma rodada dupla caprichada: oito jogos pra ninguém botar defeito! Vai ter bola rolando em dois campos, o da Linha Nova e o do Distrito São José, e o povo já tá animado, preparando o chimarrão e a cadeira de praia pra assistir de perto. É dia de estreia, de revanche e de muito grito de gol – ou de reclamação, porque aqui no interior a gente acredita que o juiz sempre “rouba” pra alguém, né?
No Campo da Linha Nova, a gurizada da categoria Juvenil abre os trabalhos às 14h. Red Bull e Paysambull entram em campo pela primeira vez, e olha, esses piás prometem correr atrás da bola como se fosse o último tereré do dia quente. Às 15h, é a vez dos coroas da categoria Veterano mostrarem que ainda têm lenha pra queimar. O Flamengo Linha Nova encara o Esporte Clube Industrial, e já dá pra imaginar os tiozões falando que “no meu tempo isso aqui era mais fácil”. Pela categoria Principal, às 16h, o Centro enfrenta o Nossa Senhora de Lourdes, dois times que trazem aquele clima de rivalidade boa, daquelas que a gente comenta no bar depois. E às 17h, tem o Resenha, que tá estreando, contra o Esporte Clube Industrial – esse último já tomou uma coça na estreia e agora vai vir com o facão nos dentes pra buscar a recuperação.
Já no Campo do Distrito São José, a coisa não fica atrás. Às 14h, os juvenis do Magnus e do Eucaliptos também fazem sua estreia, e a molecada já tá naquela ansiedade de mostrar serviço pros amigos e pra família que vai estar na beira do campo. Às 15h, os veteranos entram em ação com um confronto que já tem nome comprido e história pra contar: Chapeação do Maninho Loja CES Siqueira Bello contra Nossa Senhora de Fátima Funimar West Boizão. Só de falar o nome já cansa, mas em campo esses times têm disposição pra dar e vender. Na Principal, às 16h, o Real da Vila Rural estreia contra o Aliança São José, que já começou bem o campeonato com vitória e tá com o peito estufado. Pra fechar, às 17h, a Sociedade Esportiva Real da Vila Rural, que também venceu na estreia, pega a Juventus, que perdeu na primeira rodada e agora tá naquela situação de “ou vai, ou racha”.
É futebol suíço do jeito que o barraconense gosta: rápido, pegado e com aquele cheiro de grama cortada no ar. Os campos vão estar cheios de torcida, uns xingando, outros aplaudindo, e no final do dia o que importa é o bate-papo no boteco ou na roda de amigos, contando os lances e planejando a próxima rodada. Então, bota o boné, pega a cuia e vamo assistir, porque em Barracão o sábado é dia de bola – e de prosa boa depois dela!
Mín. 13° Máx. 30°