O Brusque botou o pé na terceira fase da Copa Betano do Brasil com uma vitória daquelas que enchem o peito de orgulho. O time quadricolor foi até o Rio de Janeiro, enfrentou o Olaria-RJ fora de casa, e voltou com um 2 a 1 no bolso. O jogo, que rolou na noite de ontem, dia 6 de março, lá no estádio Luso Brasileiro, mostrou que o Brusque não tá pra brincadeira nessa competição. Agora, é esperar o sorteio pra saber quem vem pela frente e continuar sonhando alto.
A partida teve aquele clima de tirar o fôlego, com o Brusque abrindo o placar ainda no primeiro tempo. Aos 37 minutos, Jahn Pool Torres mandou uma cabeçada certeira, daquelas que o goleiro só vê o vento passar. O torcedor quadricolor, mesmo estando tão longe, deve ter soltado um “baita gol!” enquanto comemorava. Mas o Olaria não entregou os pontos fácil. Na segunda etapa, aos 27 minutos, Gabriel Cipriano empatou pro time carioca, deixando tudo igual e botando um friozinho na barriga de quem tava acompanhando. Só que o Brusque tem aquele jeitão de quem não se amansa: aos 37, Diego Mathias pegou a bola, deu um baile no marcador com uma jogada individual de encher os olhos e mandou pro fundo da rede. Foi o gol da vitória, o gol da classificação, o gol que fez o pessoal em Brusque gritar “é nosso!”.
Essa não foi a primeira vez que o Brusque mostrou sua força na Copa do Brasil deste ano. Lá no comecinho da campanha, no dia 19 de fevereiro, o time já tinha estreado com o pé direito, batendo o Trem-AP por 2 a 0 no estádio Zerão, em Macapá. Duas vitórias, quatro gols marcados e a certeza de que o quadricolor tá na briga pra ir longe. Agora, na terceira fase, o negócio muda de figura: o sorteio vai colocar os times em dois potes, seguindo o Ranking Nacional de Clubes da CBF. Os 16 melhores ranqueados ficam no pote 1, e os outros no pote 2. O Brusque, com essa garra toda, vai encarar quem vier, seja lá de qual pote for.
E não é só o Brusque que tá representando Santa Catarina nessa competição. Outros dois times do estado entram em campo na próxima semana, dia 11 de março, pela segunda fase. O Criciúma vai até Belém enfrentar o Remo-PA às 19h30, no Mangueirão, prometendo um duelo daqueles bem pegados. Mais tarde, às 21h30, o Concórdia encara o Botafogo-PB no Almeidão, em João Pessoa. É o futebol catarinense mostrando sua cara, com aquela mistura de raça e vontade que a gente conhece bem aqui no Paraná e em tudo que é canto do Sul.
O Brusque, com essa classificação, já deu um passo grande, mas o caminho ainda tá aberto. O torcedor quadricolor, que não arreda o pé do time nem nas noites mais frias do Augusto Bauer, agora fica na espera, imaginando o que vem pela frente. Seja contra um gigante do pote 1 ou um adversário mais parelho do pote 2, uma coisa é certa: esse time tem gana, tem história e tá escrevendo mais um capítulo bonito nessa Copa do Brasil. Que venha o sorteio, que venha o próximo jogo, porque o Brusque tá pronto pra fazer barulho!
Jogos da segunda fase e classificados ( * )
04/03
*Aparecidense 1 x 0 FC Cascavel
05/03
Caxias 1 x 2 Fluminense*
*Atlético-MG 4 x 1 Manaus
21h30 – Nova Iguaçu x Vasco
06/03
*Maringá 4 x 2 União-TO
Olaria 1 x 2 Brusque*
11/03
19h – Operário VG x Novorizontino
19h30 – Remo x Criciúma
21h30 – Botafogo-PB x Concórdia
21h30 – Bragantino x São José-RS
12/03
19h – Vitória x Náutico
19h30 – Athletic x Grêmio
20h – Maracanã x Ceilândia
20h – Capital-DF x Porto Velho
21h30 – Atlético-GO x Retrô
21h30 – Ceará x Confiança
13/03
19h – Vila Nova x Rio Branco VN
19h30 – Athletico-PR x Guarany de Bagé
21h30 – CSA x Tuna Luso
21h30 – Operário-PR x Tombense
Mín. 13° Máx. 30°