Na tarde do último domingo, dia 9 de março, o Campo da Linha Nova, em Barracão, no interiorzão do Paraná, foi palco de um baita confronto pelo Grupo C do Campeonato Municipal de Futebol Suíço, o famoso Barraconense Suíço. De um lado, o Nossa Senhora de Fátima C. M. N&S., o atual campeão, que vinha mordido depois de uma derrota na estreia e queria mostrar que ainda tem lenha pra queimar. Do outro, o Atlético Linha Nova, um time estreante, cheio de vontade, mas ainda buscando seu lugar ao sol naquele gramado.
O jogo começou com aquele clima de "quem vai dar o primeiro grito?". E não demorou muito pro Fátima responder essa pergunta. Aos 10 minutos, Willian Canzi, com a calma de quem sabe o que faz, mandou a bola pro fundo do gol e abriu o marcador. Quem estava na torcida pelo Fátima, soltou um "ô lá em casa!" bem animado. Mas o Atlético não ficou só olhando o bonde passar. Dois minutos depois, aos 12, Budi aproveitou uma bobeada da marcação adversária e empatou o jogo, botando fogo na partida. Só que o Fátima não é campeão à toa. Aos 14 minutos, Ventania – que nome pra um jogador, hein? – desempatou, mandando pra rede e fez o goleiro do Atlético só olhar pro céu e pedir ajuda. Assim terminou o primeiro tempo: 2 a 1 pro Fátima, com o pessoal já comentando nas cadeiras de plástico e nos barrancos ao redor do campo.
Na volta pro segundo tempo, o jogo continuou pegado, com os dois times trocando pancada e correndo atrás da bola como se fosse o último rango do dia. Aos 15 minutos, Jackson Vargas, aquele tipo de jogador que não perdoa vacilo, ampliou pro Fátima, fazendo 3 a 1 e deixando a torcida com um sorriso de orelha a orelha. O Atlético, coitado, sentiu o golpe, mas não jogou a toalha. Aos 22 minutos, eles descontaram com Budi de novo, trazendo um fio de esperança pras suas cores e fazendo o placar ficar 3 a 2. Só que o Fátima tava empolgado, querendo a redenção de qualquer jeito. Um minuto depois, aos 23, veio o quarto gol – um balde de água fria no Atlético e a garantia da vitória pro time campeão. Fim de papo: 4 a 2 pro Nossa Senhora de Fátima.
Com esse resultado, o Fátima deu um pulo na tabela e agora tá em terceiro no Grupo C, com 3 pontos, embolado com o líder e o vice, mas ficando atrás pelos critérios de desempate – coisa que o torcedor já tá fazendo conta no caderninho pra entender. Já o Atlético Linha Nova, que sonhava com uma estreia dos sonhos, acabou amargando o quinto e último lugar, mas com a certeza de que o campeonato tá só começando e ainda dá pra virar esse jogo.
Foi um domingo daqueles pra ficar na memória dos barraconenses: sol rachando, cerveja gelada na mão, e um futebol suíço raiz, com direito a gol bonito, discussão na beira do campo e aquele cheiro de grama cortada que só quem é do interior conhece. Agora é esperar o próximo fim de semana pra ver o que mais esse Barraconense Suíço vai trazer de emoção pra essa gente apaixonada por bola!
Mín. 13° Máx. 30°