Na noite dessa quarta-feira, 12 de março, o Corinthians entrou em campo na N. Q. Arena com o coração na mão, precisando tirar um 3 a 0 que levou do Barcelona de Guayaquil no jogo de ida, lá no Equador. O Timão até que fez 2 a 0 no jogo de volta da Libertadores, mas o placar não foi suficiente pra virar o agregado e agora vai ter que se contentar com a Sul-Americana. Mesmo assim, a Fiel viu um time com raça, que lutou até o último segundo.
O jogo começou com o Corinthians botando pressão, e a torcida fazendo aquele barulhão que só ela sabe. Aos 38 minutos do primeiro tempo, o primeiro gol saiu: escanteio cobrado pelo Rodrigo Garro, e o zagueiro Félix Torres, ex-Barcelona de Guayaquil, subiu mais alto que todo mundo pra mandar de cabeça pro fundo das redes. 1 a 0, e a lei do ex dando as caras — ele nem comemorou, por respeito ao antigo clube. O estádio virou um caldeirão, e a esperança começou a brotar na galera.
No segundo tempo, o Timão ganhou um gás extra quando o Leonai, do Barcelona, tomou o segundo amarelo e foi expulso aos 15 minutos. Com um a mais, o Corinthians foi pra cima de vez. Aos 40 minutos, veio o segundo: outro escanteio do Garro, Gustavo Henrique escorou de cabeça, Memphis Depay brigou com o goleiro Contreras, e a bola sobrou pro André Carrillo, que testou firme pro gol. O bandeirinha anulou de primeira, marcando impedimento, mas o VAR revisou e confirmou o tento. 2 a 0, e a Fiel quase derrubou Itaquera. Só que o terceiro gol, que levaria pros pênaltis, não veio. Yuri Alberto carimbou a trave, e o Matheus Bidu perdeu uma chance daquelas, mas o placar ficou nisso.
O Barcelona de Guayaquil, por outro lado, jogou com o regulamento debaixo do braço. Com a vantagem de 3 a 0 da ida, os equatorianos se fecharam na defesa e esperaram o tempo passar. O Corozo, que tinha metido dois no primeiro jogo, dessa vez ficou apagado, e o Rivero também não deu trabalho. O técnico Segundo Castillo saiu de campo aliviado, porque segurar o Corinthians em Itaquera com a Fiel pegando no pé não é pra qualquer um.
No fim, o Corinthians saiu com aquela sensação de “quase”. O 2 a 0 mostrou garra, mas o buraco do jogo de ida era fundo demais. No agregado, 3 a 2 pro Barcelona, que ficou com a vaga na fase de grupos da Libertadores. O Timão, agora, vai pra Sul-Americana, onde ainda pode fazer bonito. Domingo tem final do Paulistão contra o Palmeiras, e a torcida já tá cobrando esse caneco.
Mín. 13° Máx. 30°