O Ceará meteu socou o barrote no Grêmio num jogo da segunda rodada do Brasileirão que deixou o torcedor do Vozão de peito estufado e o tricolor gaúcho com o rabo entre as pernas. O placar de 2 a 0 foi construído com jeitinho, mas também com aquela raça que o futebol pede. O bicho pegou no Castelão, onde o time cearense recebeu os gaudérios e mostrou que não tava pra brincadeira.
Logo aos 26 minutos do primeiro tempo, a angú ferveu. Pedro Raul, com a frieza de quem toma tereré no calorão, foi pra marca da cal e socou mandou a bola pras redes num pênalti bem batido. O goleiro do Grêmio até foi na bola, mas sem chance de agarrar aquele tirambaço. O torcedor do Vozão já começou a soltar o grito, enquanto o Grêmio tentava se ajeitar em campo, mas parecia mais perdido que cusco na virada do ano.
Os gaúchos até que tentaram pressionar, mas foi tudo no desmantelo. Uma correria desorganizada, um chutão pra frente e nada de bola no barbante. Ficaram no quase, batendo no goleiro do "quem sabe uma hora vai". Enquanto isso, o Ceará se segurava firme, esperando o momento de dar o bote, como quem sabe que o peixe grande vem com paciência.
Aí, no finzinho do jogo, o relógio já tava dando o último suspiro, e o Grêmio resolveu arriscar tudo. Escanteio pros tricolores, e até o goleiro Tiago Volpi, num arroubo de coragem, subiu pra área pra ver se salvava o dia. Mas o tiro saiu pela culatra, e feio. No contra-ataque, o guri Matheus Araújo, com o gol escancarado na frente, mandou um chutaço da intermediária que foi direto pro fundo do bornal. Golpe de misericórdia, 2 a 0, e o torcedor gremista ficou com cara de quem perdeu o ônibus das seis.
Pro lado do Grêmio, o técnico Quinteros, que já tava com a corda no pescoço, agora vai ter que aguentar o calor da pressão. O "pofessô" até agora não deu um norte pro time, e o tricolor tá jogando no bumba meu boi, sem esquema, sem graça, sem nada. O torcedor gaúcho, que já é acostumado a sofrer com paixão, deve tá se perguntando onde foi parar aquele futebol bonito de outros tempos. Já o Ceará, com essa vitória, mostrou que tem lenha pra queimar no campeonato e que não vai ser fácil passar o carro em cima do Vozão.
No fim das contas, foi um jogo pra lavar a alma dos cearenses e deixar os gremistas com aquele gosto amargo de chimarrão frio. O Brasileirão tá só começando, mas o recado tá dado: o Ceará veio pra brigar, e o Grêmio precisa acordar antes que o trem descarrile de vez.
Mín. 16° Máx. 22°