Olha só, meus amigos, pegue um chimarrão e senta que a história é daquelas que dá vontade de rir pra não chorar! Na madrugada dessa terça-feira, dia 15, enquanto o pessoal de Francisco Beltrão tava sonhando com molho e polenta, uns "gênios" resolveram fazer churrasco... com os contêineres de lixo da cidade! Isso mesmo, cinco contêineres viraram tocha em um show de vandalismo que nem o mais criativo roteirista de comédia paranaense poderia inventar.
A bagunça começou na Rua Pará, pertinho da praça, onde as câmeras flagraram o "espetáculo pirotécnico". Não contentes, os artistas do caos seguiram fazendo sua turnê pela Avenida Antônio de Paiva Cantelmo e no cruzamento da Rua Antonina com a Urubici. Imagina a cena: o galo ainda nem tinha cantado, e esses "piás arteiros" já tavam botando fogo no patrimônio público como se fosse fogueira de São João! Só faltou a quadrilha e uma sanfona pra completar o circo.
O Secretário de Meio Ambiente, o Antônio Cesar Soares – que deve tá com a paciência mais curta que fila de banco em dia de feriado – disse que a equipe de vigilantes até tentou apagar o incêndio, tipo bombeiro correndo atrás de balde d’água. E não é que conseguiram evitar um estrago maior? Mas o rombo já tava feito: 25 mil reais de prejuízo! Com esse dinheiro, dava pra comprar muita merenda escolar ou encher a cidade de cartaz escrito "Lixo é no lixo, ô vivente!".
A Polícia Civil já tá com a ocorrência na mão e vai fuçar as imagens pra tentar descobrir quem são esses "masterchefs do caos". Porque, né, queimar lixeiras não é só crime, é uma baita falta do que fazer.
Agora, o mais engraçado – ou triste, dependendo do teu humor – é o seguinte: essa mesma galera que toca fogo em contêiner é a que vive chiando no grupo de WhatsApp do bairro. “Nossa, que cidade suja! Cadê o saneamento? O lixo tá espalhado!” Aí tu olha e pensa: “Tchê, mas quem espalhou o lixo foi tu mesmo, que queimou o lugar onde ele fica guardadinho!” É aquela máxima: “Fala mais que rádio, mas faz menos que preguiça em dia de chuva”.
Mín. 16° Máx. 22°