Um homem de 40 anos foi o único sobrevivente da trágica queda de um avião da Air India que transportava 242 pessoas no oeste da Índia, nesta quinta-feira (12). Ramesh Viswashkumar, que possui cidadania britânica, conseguiu escapar da aeronave que ia para Londres momentos antes ou depois do impacto, pulando por uma saída de emergência. A queda, que ocorreu minutos após a decolagem, é considerada o pior desastre aéreo mundial da última década.
A aeronave atingiu o alojamento de uma faculdade de medicina em uma área residencial perto da hora do almoço. "Ele estava perto da saída de emergência e conseguiu escapar pulando pela porta", afirmou a policial Vidhi Chaudhary em Ahmedabad, conforme informou o g1. No hospital, Viswashkumar, ainda em choque, relatou ao jornal Hindustan Times que, ao se levantar em meio aos destroços e corpos, ficou apavorado e correu. Ele estava voltando com seu irmão, Ajay, para o Reino Unido após visitar familiares na Índia. "Havia pedaços do avião por todo lado. Alguém me segurou, me colocou em uma ambulância e me trouxe ao hospital", contou o sobrevivente, que ocupava o assento 11A.
Imagens que viralizaram mostram um homem, que seria Viswashkumar, de camiseta branca ensanguentada e calça escura, sendo amparado por um socorrista. Com o rosto machucado, ele mancava pela rua. Em um dos vídeos, ao ser questionado sobre os outros passageiros, ele responde de forma curta e grossa: "estão todos lá dentro". A autenticidade do vídeo não pôde ser verificada de forma independente pela agência Reuters, mas a imagem de seu cartão de embarque foi divulgada.
A família de Viswashkumar no Reino Unido confirmou ter conseguido contato com ele, mas a angústia continua, pois não há notícias sobre o paradeiro de seu irmão, Ajay, que estava em outra fileira no voo. "Ele só disse que estava bem, nada mais", contou um primo à rede britânica BBC. A família descreveu a situação como devastadora, afirmando que todos estão "muito abalados" e sem chão com a tragédia.
o avião caiu na Índia, matou todo mundo menos esse querido que saiu ANDANDO DEPOIS DO AVIÃO CAIR E EXPLODIR
— Matheus (@matheuscaseca) June 12, 2025
pic.twitter.com/xUuZS9qZmG
Mín. 3° Máx. 16°