O Barracão Atlético Clube (BAC) joga neste domingo (22) a partida mais importante de sua história recente na XXIII Copa Sudoeste de Futebol. A equipe recebe o time de Pinhal de São Bento no Campo da Palmeirinha, a partir das 15h, para o jogo da volta das quartas de final, carregando uma vantagem elástica de 4 a 0 conquistada na ida. Mais do que apenas confirmar a classificação, a partida representa para o Verdinho da Fronteira a chance de quebrar um tabu e alcançar, pela primeira vez, a fase semifinal da competição.
A importância do momento é tão grande que mobilizou toda a estrutura esportiva do município. A Secretaria Municipal de Esportes, comandada por Márcio Camargo, tomou a decisão de paralisar temporariamente o Campeonato Municipal de Futebol Suíço. A medida visa dar prioridade total à campanha do BAC na Copa Sudoeste, já que muitos atletas do selecionado também atuam nas equipes do Suíço. Segundo o secretário, a ideia foi abraçada pelos jogadores. "Os atletas estão comprometidos e compraram a ideia... este ano, temos chance, vamos dar uma priorizada nela", afirmou, sinalizando que o foco é buscar um título inédito da AESUPAR.
Apesar de ser uma potência regional, com dois títulos do extinto Regional de Amadores no currículo, o BAC carrega uma espécie de "maldição" nas quartas de final da Copa Sudoeste. A única vez que a equipe chegou nesta fase, em 2014, foi eliminada pelo Santa Izabel do Oeste. Agora, com a goleada no primeiro jogo, a piazada tem a faca e o queijo na mão não só para avançar, mas para fazer isso com autoridade diante de sua gente, em uma festa que promete tomar conta do Palmeirinha e lavar a alma do torcedor.
Mín. 3° Máx. 16°