Uma baita mobilização tomou conta da Avenida Faria Lima, em São Paulo, na manhã desta quinta-feira (3), quando cerca de 300 militantes da Frente Povo Sem Medo invadiram o edifício Faria Lima 3500, sede do banco de investimentos Itaú BBA. O grupo, que inclui o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), cobra mudanças na reforma tributária, com foco na taxação dos mais ricos e isenção para a população de baixa renda.
Com faixas e palavras de ordem como “O povo não vai pagar a conta” e “Taxação dos super-ricos já”, os manifestantes deixaram claro o seu recado. Segundo informa o Infomoney, a principal reivindicação é a inclusão de milionários na base do imposto de renda, ao mesmo tempo que se isenta quem recebe até R$ 5 mil mensais. A ação é vista como um alerta direto ao Congresso Nacional, que atualmente discute a segunda etapa da reforma tributária.
A escolha do prédio, um arranha-céu imponente adquirido pelo Itaú BBA por cerca de R$ 1,5 bilhão, não foi por acaso. A Frente Povo Sem Medo classificou a invasão como uma denúncia da disparidade gritante entre os lucros do setor financeiro e a carga tributária que pesa no lombo do trabalhador. Nas palavras do movimento, a ação expõe que “os donos do Itaú (...) pagam menos imposto que a maioria esmagadora do nosso povo”.
E a pressão não deve parar por aí. O movimento já marcou um novo protesto para o dia 10 de julho, na Avenida Paulista, com o objetivo de se manifestar “contra esse Congresso inimigo do povo”. A expectativa é reunir novamente parlamentares e organizações sindicais, esquentando o clima em meio às já acaloradas discussões sobre a reforma do imposto de renda e a resistência de congressistas em aumentar os impostos sobre as grandes fortunas.
Mín. 3° Máx. 16°