A Coreia do Sul baniu por 10 anos o halterofilista Sa Jae-Hyouk, campeão olímpico nos Jogos de Pequim 2008 (77 kg), por ter dado um soco em um adversário. O coreano de 30 anos ainda responde ao processo na polícia. Ele golpeou Hwang Woo-Man, de 21, que precisou ser encaminhado para o hospital. As fotos do jovem com o rosto inchado se espalharam pela internet, e pressionaram as autoridades a tomarem uma atitude.
A Federação de Halterofilismo da Coreia disse que a punição não foi uma decisão difícil, principalmente, após a repercussão online do caso. Sa Jae-Hyouk tinha esperanças de competir nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Uma lesão no cotovelo durante os Jogos de Londres 2012 o impediu de defender o título na competição.
Medalhista de ouro no levantamento de peso pela categoria de 77 kg, o halterofilista é considerado um dos melhores atletas de seu país. A punição de uma década, no entanto, pode antecipar a sua aposentadoria, já que ele terá 40 quando completar a pena imposta pela Federação. A briga com Hwang Woo-Man aconteceu na noite de Ano Novo, na cidade de Chuncheon, situada na capital da província de Gangwon, na Coreia do Sul.