Sábado, 30 de Maio de 2020 09:21
(49) 9 9156-0163
Mais esportes 2

NBA cogita mudar regras para evitar abuso da tática de faltas intencionais

Comissário Adam Silver admite mexer nas regras para acabar com o "hack-a-player", usado pelos treinadores contra jogadores com baixo aproveitamento no lance livre

05/02/2016 19h09
Por: Fonte: GE/ (Foto: Mike Ehrmann / Getty
NBA cogita mudar regras para evitar abuso da tática de faltas intencionais

Tem sido cada vez mais comum nos jogos da NBA os treinadores se utilizarem de uma estratégia bastante controversa: o chamado "hack-a-player". Trata-se de um rodízio de faltas intencionais em jogadores com baixo aproveitamento da linha de lance livre, geralmente, pivôs. Uma tática que pode estar com os dias contatos. O comissário da liga americana de basquete, Adam Silver, admitiu, nesta sexta-feira, em entrevista ao jornal USA Today Sports, que pode haver uma mudança nas regras para evitar esse tipo de jogadas a partir da próxima temporada.

- Eu estou cada vez mais inclinado para que façamos algum tipo de mudança nas regras na próxima intertemporada. Mesmo sem querermos fazer essa mudança, estamos sendo forçados a essa posição por conta dos sofisticado entendimento dos técnicos de que podem usar qualquer tática disponível para eles. Essa não é, definitivamente, a maneira que queremos ver o jogo sendo jogado - disse Silver.

Estratégia antiga, o "hack-a-player" começou a ficar bastante famoso durante a década de 1990, quando os treinadores começaram a usar a estratégia com frequência para tentar frear o domínio de Shaquille O'Neal no garrafão. No último ano, esse tipo de tática voltou a ficar em evidência com os treinadores recorrendo às faltas intencionais contra o pivô do Los Angeles Clippers, DeAndre Jordan, que tem um dos piores aproveitamentos da linha de lance livre da liga. Nos playoffs, quando os Clippers enfrentaram o Houston Rockets, o técnico Doc Rivers decidiu se vingar e passou a usar também da estratégia, principalmente, contra o pivô Dwight Howard.

Este ano, o uso do "hack-a-player" continuou frequente contra Jordan e Howard. E ganhou uma outra vítima. Em grande temporada, o pivô Andre Drummond, do Detroit Pistons, passou a sofrer com as faltas intencionais e vem se mostrando um desastre da linha de lance livre. Dono do quarto pior aproveitamento da temporada, com apenas 35,1% dos lances livres convertidos, ele chegou a quebrar um recorde negativo da NBA contra os Rockets, no dia 21 de janeiro, quando sofreu 21 faltas intencionais e perdeu 23 lances livres em 36 cobrados.

Antes do início da atual temporada, o "hack-a-player" chegou a ser bastante bastante discutido. No entanto, na ocasião, Adam Silver descartou qualquer mudança nas regras, alegando seguir a linha de pensamento dos especialistas que acham que os jogadores precisam melhorar seu aproveitamento no lance livre para poder conter o uso da tática controversa. No entanto, com o aumento do uso da tática nesta temporada e as muitas reclamações, principalmente de torcedores, vem fazendo o comissário mudar de ideia.

- Conforme viajo ao redor da liga, ouço aquela escola de pensamento de que "os jogadores precisam converter seus lances livres". Porém, no fim, somos também uma propriedade de entretenimento e fica claro quando você está na arena e os torcedores ficam olhando para mim, balançando os ombros e com aquele olhar de quem diz: "você não vai fazer nada em relação a isso?" - completou Silver ao USA Today.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barracão - PR
Atualizado às 09h14 - Fonte: Climatempo
19°
Poucas nuvens

Mín. Máx. 24°

19° Sensação
14.7 km/h Vento
66.3% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (31/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (01/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 16°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias