Felipe Massa acompanhou de perto o trabalho do seu companheiro de Williams, o finlandês Valtteri Bottas, no primeiro dia de treinos com o novo carro da equipe, nesta segunda-feira, em Barcelona. Bottas completou 80 voltas no Circuito da Catalunha com o FW38-Mercedes e na melhor, registrada na 19.ª passagem, fez 1min26s091. Os dois mais rápidos do dia foram Sebastian Vettel, com a nova e promissora Ferrari SF16-H, e Lewis Hamilton, com a impressionante Mercedes W07 Hybrid.
Em terceiro ficou Daniel Ricciardo, com o modelo RB12-TAG Heuer da RBR, deixando também muito boa impressão. Os tempos de volta têm significado relativo, a essa altura, apesar de os quatro terem obtido suas marcas com os mesmos pneus médios da Pirelli e em horários próximos, antes da parada do almoço.
Se os modelos de 2016 da Mercedes, Ferrari e RBR deram sinais de poderem iniciar o campeonato, dia 20 de março, já num bom estágio de evolução, Bottas terá de mostrar amanhã se a nova Williams poderá fazer parte desse grupo. Um único dia de testes não serve de referência para quase nada, mas é verdade que o FW38 de Massa e Bottas não emitiu os mesmos sinais dos monopostos da Mercedes, Ferrari e RBR.
O finlandês comentou o resultado: “Gostei do carro. Tivemos problemas, mas teste é para isso, resolver os problemas que aparecem. Tínhamos planejado percorrer bem mais voltas”. Foi o que fez a Mercedes, com Hamilton, 156 voltas, o equivalente a 2,4 GPs nos 4.655 metros da pista catalã e, de cara, mostrou que não será fácil vencer a Mercedes W07 Hybrid, ao menos no início da temporada.
Bottas falou mais do FW38: “Atacamos os pontos fracos do carro de 2015. E dá para sentir isso. Agora, quanto avançamos em relação aos outros será preciso esperar”. O objetivo inicial da Williams com o monoposto é, como disse Bottas, vencer corridas. “Mas sabemos que não será fácil.” Ao ver como a nova Mercedes, principalmente, se comportou com Hamilton, é natural o veloz piloto da Finlândia demonstrar certa resignação.
Visivelmente evitou abordar as dificuldades técnicas verificadas no FW38 na sua estreia nas pistas. “Foram problemas distintos, não os mesmos. Mas não tivemos um dia desastroso, afinal dei 80 voltas.” A Mercedes disponibilizou a seus clientes, como diz a regra, ao menos no início do ano, a mesma versão da unidade motriz usada no seu carro.
“O motor me pareceu muito bom. O progresso foi em todas as áreas, na realidade, ainda que as condições do teste de hoje tenham sido diferentes das que enfrentaremos nas corridas.” A baixa temperatura do asfalto, entre 13 e 25 graus, gerou temperaturas baixas nos pneus também, explicou Bottas. “Mesmo nessas condições difíceis, a boa notícia é que nosso carro se mostrou muito constante, regular, daí a minha sensação positiva.”
Para Massa, carro é bem diferente do de 2015
Massa só irá pilotar o FW38 nos dois últimos dias de treinos, quarta e quinta-feira. Ontem, em breve conversa como GloboEsporte.com, disse discordar da ideia de que o novo monoposto da Williams tem poucas novidades se comparado ao de 2015. “Tem muita coisa diferente no carro. Não quero falar sobre isso, é assunto para o pessoal da área técnica.” Como Bottas, Massa demonstrou confiança no avanço da escuderia, este ano. Em 2014 e 2015 a Williams terminou o Mundial de Construtores em terceiro
Faz sentido imaginar que Massa e Bottas desejem saber o que Hamilton disse depois do treino que assustou a F1. O tricampeão do mundo afirmou ter vivido o melhor primeiro dia de preparação para o campeonato que já teve. “Não tive um único problema e o novo carro é melhor que o anterior em todos os aspectos.” Vettel afirmou que a Ferrari SF16-H é, também, mais eficiente em tudo se comparada a de 2015, mas é provável que não esperasse outro salto da Mercedes.
A impressão deixada pelo primeiro dia de testes em Barcelona é de que Mercedes e Ferrari avançaram mais que a Williams, embora uma conclusão sobre o tema terá de aguardar até a bandeirada do GP da Austrália, etapa de abertura do calendário, dia 20 de março, em Melbourne.
O segundo dia de testes da pré-temporada começa amanhã às 5 horas, e tem pausa para o almoço às 9. A sessão da tarde começa às 10 horas e termina às 14 horas, horários de Brasília, quatro horas a menos que a de Barcelona.