De centavo em centavo a turma do marketing vai levando seu dinheiro. Pois os preços quebrados do tipo R$1,99 ou 1,98 nada mais é do que jogada de interesse dos comerciantes, principalmente de supermercado.
Hoje fui ao mercado e comprei um item que custava R$5,37, ao devolver o troco a moça do caixa arredondou para cima, ou seja, devolveu apenas R$0,60, ao invés de R$0,63. Como não existe mais moedas de R$0,01 centavo, o código do consumidor diz que o mesmo teria que arrendondar para baixo. Neste caso o produto custaria R$5,35 e devolveria R$0,65. Revindiquei meu troco, a caixa com sorriso de deboche me deu os cinco centavos de direto, invertendo o quadro. Ao invés da perda dos centavos ser minha, foi do espertinho do cara da cotação.
Agora vc está se perguntando o que adianta brigar por três centavos? Pois bem, vamos a uma aritmética simples. Ex: Levando em consideração que o pão é um item que compramos diariamente e custe em média R$5,99 o Kg, vamos ter a unidade custando em média R$0,12 do francês. Hoje sua compra perde míseros três centavos, amanhã mais três. Em quatro dias vc teria condições de comprar uma unidade do produto, em 30 dias teria o valor de pães para um café da manhã.
Mas estes míseros centavos que pra nós não faz diferença, pra eles soma muito. Ex: Durante o dia um supermercado deve realizar ao menos 150 vendas do porte citado. Se metade dos clientes abdicarem mão de dois centavos, já são R$1,50 de lucro ao dia, em 30 dias isto daria R$45,00. Os outros 75 levariam balas como troco, levando em consideração a margem de lucro na bala de 35%, sendo assim, daria um lucro diário de R$0,35, equivalente a R$15,75 ao mês. No agregado do ano estes míseros centavos se tornariam em R$729,00. Que já é o combustível de ida e volta a sua casa de praia ao final do ano.
Não seja bobo, exija seu direito. É pouco, mas é seu!!
Texto: Marcos Prudente
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