E-mail

portalagoranoticias@gmail.com

WhatsApp

(46) 984 000 614

Teste01
TRADIÇÃO E FÉ

“Nem a chuva afastou a fé dos cavaleiros”; Mais de 200 “tropeiros” estiveram na XIII Cavalgada de Santa Emília

A esperada estiada veio somente ao amanhecer da manhã de domingo (28)

29/04/2019 17h42Atualizado há 4 meses
Por: Redação
Fonte: PAN
Cavaleiros no Parque da Palmeirinha no Sábado (27) a tarde/Foto:Marco Engel
Cavaleiros no Parque da Palmeirinha no Sábado (27) a tarde/Foto:Marco Engel

Determinação e fé, junto com espírito guerreiro, acredito que pode ser assim resumido a XIII Edição da Cavalgada de Santa Emília de Rodat, que foi em tributo a Osmar de Souza, tradicionalista da tri-fronteira, ocorrida no último final de semana (26, 27 e 28). Onde segundo comissão organizadora do evento, estiveram presentes mais de duzentos cavaleiros, vindos de regiões de Santa Catarina, Paraná e Misiones/Argentina, que fizeram o tradicional percurso até a Gruta de Santa Emília de Rodat. Localizada no Distrito de Siqueira Belo, Barracão/PR, diante de muito tradicionalismo e fé. Os tropeiros enfrentaram as destemperes do clima da região Sudoeste das araucárias, com chuva e uma temperatura amena, mas os presentes completaram a missão assumida.

Para quem achou que iria ser cancelado por causa da chuva e não encilhou o pingo, perdeu muita devoção e tradicionalismo, que esteve representado, pelo bom churrasco de fogo de chão e a típica vaca atolada, que foram servidos nos jantares e almoço, assim como tradicional churrasco, após a missa, que foi realizada na capela do Distrito de Siqueira Belo, onde os cavaleiros e simpatizantes presentes, puderam ter uma benção, ministrada pelo Padre Moacir, da Paróquia de Barracão.

O prefeito Marco A. Zandoná parabenizou a comissão organizadora. Agradeceu os cavaleiros que compareceram e prestigiaram mais um evento, que teve o apoio da administração, enaltecendo o heroísmo dos participantes da troteada até o Distrito de Siqueira Belo, demonstrando muita fé e tradição.   

- Motivo de orgulho ser prefeito onde as pessoas acreditam nas ações da administração e da comunidade, pontuou Zandoná.

Faé, vice prefeito, que esteve na linha de frente, junto a comissão organizadora, também enalteceu os presentes, afirmando que dar a saída com a presença de mais de cem cavaleiros, que partiram de frente da Igreja Nossa Senhora Aparecida, rumo a Siqueira Belo, que juntando-se aos demais pelo caminho, formaram um bom grupo de tradicionalistas e católicos. Faé, também é ex-policial militar e comparou o espírito tradicionalistas tropeiro dos participantes, com os dos militares, que nunca tem tempo ruim, sempre estão pronto para enfrentar qualquer clima.

- “O tempo tinha tudo para atrapalhar, mas o espírito tropeiro é igual o de militar, eu fui um por mais de 20 anos e não tem tempo ruim, qualquer situação climática é bem vinda”.  

Luciano Lima, um dos coordenadores da comissão organizadora, parabenizou o empenho dos cavaleiros em prestigiar a cavalgada. Dizendo que não esperava tanta participação devido a chuva que caiu durante o sábado (27) à tarde, noite e indo madrugada a dentro.

- Até não esperávamos tanto cavaleiros devido a chuva de ontem e hoje amanheceu essa garoa, mas o pessoal é muito parceiro, então só temos a agradecer a eles, disse Lima.

O pároco Moacir, titular da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, esteve presente em todos os atos religiosos da cavalgada e 4h30min, da manhã de domingo (28), horário da saída até a gruta de Santa Emília de Rodat, também se fez presente para ministrar uma benção aos cavaleiros que partiriam ao Distrito de Siqueira Belo. Em entrevista ao repórter Marcos Prudente, ele também seguiu a linha de raciocínio dos demais sobre a fé e motivação dos cavaleiros, dizendo que este ano teve uma experiência diferente com a cavalgada, mas não detalhou-a.

- “Segundo ano meu deste evento bonito e este ano está sendo um pouco diferente, a organização é diferente, foi uma experiência bem mais interessante, mas que Deus abençoe esta cavalgada, que todos continuem firmes com esta tradição tão bonita”, finalizou Moacir.

Marcos Haeflieger (Weis-PSC), vereador do município, esteve presente ajudando a servir na hora do almoço no Distrito de Siqueira Belo, disse que a chuva poderia ter atrapalhado, se não fosse a fé muito grande dos tradicionalistas que estiveram presentes.

- “Temos que nos adaptar a vontade de nosso bom Deus, que mandou esta chuva, mas graças a Ele, nossos cavaleiros, um povo de muita fé estiveram mais uma vez presentes”, enfatizou Weis.

O prefeito municipal de Santo Antonio do Sudoeste, vizinho à Barracão, esteve presente no almoço do Distrito de Siqueira Belo e parabenizou a realização da cavalgada, assim como os momentos de fé. Também falou da realização de uma possível Cavalgada da Fronteira, que reuniria mais de mil cavaleiros de toda região, que fariam o caminho de Dionísio Cerqueira e Barracão, até a cidade de Capanema, costeando a Argentina.

- “É muito bom conservar esta tradição e fé, mesmo com a chuva, a organização está de parabéns pela realização. Era para ser este ano, mas será o ano que vem, queremos fazer uma cavalgada da fronteira, de Dionísio Cerqueira e Barracão até Capanema, costeando a Argentina”, Disse Zelírio.

Para os hermanos argentinos que estiveram presentes na cavalgada, tudo foi nota dez, mas deixaram a queixa sobre o veto da venda de bebidas alcoólicas no almoço servido na comunidade.

- “Tudo nota dez, a cavalgada, a comida, a amizade, mas faltou a bebida com álcool”, pontuou um dos presentes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Barracão - PR
Atualizado às 01h56
Poucas nuvens Máxima: 24° - Mínima:

Sensação

14.6 km/h

Vento

61.3%

Umidade

Fonte: Climatempo
Banner arranha céu
Dieta 21 dias (slot 1)
Pulseira Masculina Slot 01
Blogs e colunas
Ejaculacao slot 2
Pingente Country Slot 2
Schwingel Motos
Últimas notícias
K2 Lanches
Colar Feminino Slot 3
Mais lidas
Brinco Country slot 4
Net Tri
Anel Pedra Verde Slot 5
Agrícula Barracão (slot 5)