Seu Negocio Tri Pop Up01

E-mail

portalagoranoticias@gmail.com

WhatsApp

(46) 984 000 614

Teste01
Músicas

Tribunal reabre caso do suposto plágio de 'Stairway to Heaven' do Led Zeppelin

Processo tem músicos da banda como réus. Música teria sido criada a partir da canção 'Taurus', escrita três anos antes pelo guitarrista Randy Wolf, da banda Spirit.

12/06/2019 08h25
Por: Daiane Lima
Fonte: Agência EFE
Em 3 de março de 1969, no Playhouse Theatre, Londres, onde o Led Zeppelin gravou ‘Communication breakdown’, ‘Dazed and confused’ e ‘I can’t quit you baby’ para o programa Top Gear, de John Peel — Foto: Jimmy Page Collection/Divulgação
Em 3 de março de 1969, no Playhouse Theatre, Londres, onde o Led Zeppelin gravou ‘Communication breakdown’, ‘Dazed and confused’ e ‘I can’t quit you baby’ para o programa Top Gear, de John Peel — Foto: Jimmy Page Collection/Divulgação

Um tribunal dos Estados Unidos ordenou a reabertura do suposto caso de plágio do início de "Stairway to Heaven", do Led Zeppelin. A música teria sido criada a partir da canção "Taurus", escrita três anos antes pelo guitarrista Randy Wolf, da banda Spirit.

Desta forma, é retomado o longo processo judicial em torno da questão, que em 2014 tinha como réus a própria banda, o cantor Robert Plant e o guitarrista Jimmy Page.

Page negou que tenha sido Randy que lhe mostrou os acordes iniciais da música "Taurus" e chegou a dizer em julgamento realizado em 2016 que não tinha ouvido a canção da banda Spirit até poucos anos antes.

Spirit e Led Zeppelin tocaram juntos em várias ocasiões no final dos anos 60.

A primeira audiência judicial foi resolvida por decisão unânime de um júri a favor do Led Zeppelin. A banda defendeu que o trecho parecido entre as canções se limitava "a uma escala cromática descendente de tons" populares no mundo da música. Essa era, segundo eles, a razão pela qual não se aplicava a proteção de direitos autorais.

No entanto, um tribunal de apelações decidiu que era necessária a realização de um novo julgamento por conta dos erros cometidos em primeira instância.

Entre esses erros, o tribunal citou que o júri teve acesso à partitura da "Taurus" e a testemunhos de especialistas musicais, mas não a uma gravação sonora da canção por estar protegida pela Lei de Direitos Autorais.

"Staiway to Heaven" é uma das canções mais populares não apenas do Led Zeppelin, mas da história do rock. Uma derrota nos tribunais com relação à integridade da autoria poderia representar uma enorme quantia de dinheiro para os envolvidos no caso.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.