Segunda, 01 de Junho de 2020 05:55
(49) 9 9156-0163
Saúde Saúde

Anvisa emite alerta sobre medicamento usado por grávidas para tratar náuseas

Segundo a agência, medicamento está relacionado a malformações no feto

10/10/2019 07h14 Atualizada há 8 meses
Por: Daiane Lima Fonte: Daiane Lima/PAN TV
Ana Nascimento/MDS/Portal Brasil
Ana Nascimento/MDS/Portal Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta para que os profissionais de medicina tenham cautela ao prescrever ondansetrona a mulheres no primeiro trimestre de gravidez. Segundo um estudo da agência, o medicamento pode causar malformação no bebê.

De acordo com a Anvisa, não se sabe o mecanismo pelo qual a ondansetrona interfere na gravidez. Sendo assim, a segurança do uso do medicamento no segundo e terceiro trimestres de gravidez também não está estabelecida.

A agência estuda a possibilidade de alterar o medicamento para a categoria D de risco na gravidez, categoria onde há evidências positivas de risco fetal humano, no entanto os benefícios potenciais para a mulher podem, eventualmente, justificar o risco.

Atualmente, a ondansetrona pertence a categoria B de gravidez, ou seja, não devendo ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

A ondansetrona é um remédio indicado para prevenir e tratar náuseas e vômitos, especialmente em casos induzidos por quimioterapia ou radioterapia e os relacionados ao pós-operatório.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barracão - PR
Atualizado às 05h51 - Fonte: Climatempo
Pancada de chuva

Mín. Máx. 15°

° Sensação
10.8 km/h Vento
95.8% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (02/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 16°

Geada
Quarta (03/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 19°

Geada
Ele1 - Criar site de notícias