E-mail

portalagoranoticias@gmail.com

WhatsApp

(49) 9 9156-0163

Teste01
Saúde

Alongamento de cílios pode causar queimaduras durante ressonância magnética; entenda

Post circula nas redes sociais com imagens de olho machucado após exame; especialistas confirmam o risco.

12/11/2019 08h00
Por: Daiane Lima
Fonte: G1
Antes e depois do alongamento dos cílios — Foto: Reprodução/TV Globo
Antes e depois do alongamento dos cílios — Foto: Reprodução/TV Globo

Uma fotografia circula entre as redes sociais de radiologistas mostrando um cílio destruído e a pele da pálpebra machucada. Os médicos afirmam que o material usado em alongamento de cílios (extensão fio a fio) pode causar um efeito de “metal no micro-ondas” durante o exame de ressonância magnética.

Reprodução/Facebook

Segundo o autor do post, Hércules Fontes, de 31 anos, estudante de medicina na Ciudad del Este, no Paraguai. Ele disse que resolveu compartilhar a informação com os professores e também amigos médicos. Além dos fios usados em alongamento, ele disse que os cílios com imãs também causam problemas.

"Os cílios que têm imãs podem ser perigosos. Tem maquiagem com presença de ferro na composição que também pode comprometer o exame, mas não chega a queimar", disse Fontes.

Rafael Santiago, radiologista do Delboni Auriemo e representante médico do Núcleo de Segurança do Paciente da Dasa, afirma que recentemente os laboratórios passaram a perguntar se as pacientes têm cílios alongados antes de marcar o exame.

Santiago disse que o equipamento de ressonância magnética é, de forma simplificada, um micro-ondas. Por isso, qualquer metal pode comprometer a segurança.

"Existe dois tipos, um com cola, e também tem o tipo com imã. Inclusive uma reportagem do Reino Unido mostra, que como é um imã, e a máquina de ressonância magnética também é um grande imã, ela pode atrair e machucar também a pálpebra da paciente".

"Com relação à queimadura, qualquer material que tenha alguma pigmentação, ou que tenha algum grau de ferro ou metal nela, você está exposto a um potencial risco de queimadura na ressonância magnética".

O radiologista aponta que o risco é baixo, mas existe. Por isso, alguns laboratórios já incluíram em seu protocolo de segurança a pergunta: "Tem cílios postiços ou alongamento dos cílios?".

Os laboratórios proíbem o procedimento em pacientes com cílios com imã. Ele/Ela precisa retirar antes de entrar no equipamento. Caso tenha o tipo com cola ou alongamento, a pessoa é avisada sobre o risco de esquentar e é orientada a apertar um botão se ocorrer desconforto.

As tatuagens e a micropigmentação de sobrancelhas também podem trazer um risco durante o exame devido ao material da tinta. Santiago explica que pede que os pacientes esperem pelo menos 15 dias após o procedimento.

"É qualquer metal. O metal do pigmento, ou o metal no fio. Não precisa ser 100% de metal, mas basta ter na composição. Isso pode potencializar o risco, mas não significa que vá acontecer".

O alongamento de cílios passou a ser mais usado no Brasil após algumas celebridades, como Bruna Marquezine, Marina Ruy Barbosa e Isis Valverde.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Barracão - PR
Atualizado às 18h18
27°
Poucas nuvens Máxima: 27° - Mínima:
27°

Sensação

11.3 km/h

Vento

36.2%

Umidade

Fonte: Climatempo
Banner arranha céu
Dieta 21 dias (slot 1)
Pulseira Masculina Slot 01
Blogs e colunas
Pingente Country Slot 2
Schwingel Motos
Ejaculacao slot 2
Últimas notícias
Colar Feminino Slot 3
K2 Lanches
Mais lidas
Brinco Country slot 4
Net Tri
Anel Pedra Verde Slot 5
Don José (slot 5)