Sexta, 03 de Julho de 2020 14:58
(49) 9 9156-0163
Barracão PARA AMENIZAR

Barracão - Castra móvel deverá atender o CIF, para amenizar população de cães de rua

Projeto e requerimento é do Vereador de Barracão, Airton Silva (DEM)

04/01/2020 19h21 Atualizada há 6 meses
Por: Redação Fonte: Marcos Prudente
Foto:Reprodução PANTV
Foto:Reprodução PANTV

Um castra móvel deverá chegar ao município de Barracão em breve, a emenda já foi empenhada, assim como a licitação realizada, agora só esperar o fim dos tramites burocráticos, para efetivar o veículo que deverá fazer o dever de castração de cães de pessoas de baixa renda, assim como os de rua. Projeto e requerimento é do Vereador Airton Silva (DEM), que pleiteia pela causa desde do início de 2018. Equipamento cirúrgico veio através de uma emenda parlamentar do ex-deputado federal, Osmar Bertoldi (DEM). 

Em entrevista ao Portal Agora Notícias, Airton disse que luta pela causa dos animais antes mesmo de ser político. Segundo ele, em 2011 uma organização entre amigos iniciou o resgate de cães em situação de abandono, onde os animais eram resgatados, medicados, cuidados e posto para adoções, porém como alguns não eram adotados, levava para casa. O que resultou em uma mini ong familiar, que abriga vinte cães e três gatos. Quando se se elegeu vereador, afirmou que lutaria pelos animais, fez requerimento para que uma semana do ano pudesse ser de conscientização sobre animais domésticos, porém não foi acatado pela atual administração, o que o levou a requerer através de um projeto, enviado ao então deputado Osmar Bertoldi, que prontamente empenhou uma emenda parlamentar, para ajudar no combate ao crescimento da população de cães de rua, liberando uma emenda parlamentar para aquisição de um castra móvel.

- "Fizemos este trabalho desde de 2011, quando entre amigos resgatávamos, medicávamos e colocávamos para adoção, os que não eram adotados, não iria por na rua novamente, trazia para casa e hoje estamos com vinte cães e três gatos, divididos em canis improvisados no quintal de casa. Sobre o castra móvel, acredito que será de muita importância, para nós conseguir amenizar o problema da população de cães de rua, começando a castração para os donos de cães que não tem condições, se estendendo para os de rua e se possível atender os municípios do CIF também", pontuou Airton.

O pedreiro e Barraconense Cléber Ramalho, mostra indignação com o problema, ele acredita que para diminuir os cães na rua, bastaria apenas o cidadão ser responsável, comprar um corrente e prender seu dog.

- Levanto seis e meia da manhã para ir trabalhar, vejo um bando de cachorro e lixo espalhado na rua, isso é uma vergonha, os donos tinham que prender os bichos, para que não fiquem incomodando, disse Cléber. 

Cães de rua, de quem é a culpa?

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barracão - PR
Atualizado às 14h43 - Fonte: Climatempo
13°
Poucas nuvens

Mín. -4° Máx. 13°

13° Sensação
6 km/h Vento
37.4% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (04/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 17°

Geada
Domingo (05/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 19°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias