Segunda, 01 de Junho de 2020 02:32
(49) 9 9156-0163
Regionais REABERTURA

Tri Fronteira - Reabertura da aduana e comércio foi discutida entre lideranças hoje (18)

Reunião traçou diretrizes para reivindicar reabertura juntos aos governos dos dois países

18/05/2020 15h30 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação Fonte: Marcos Prudente
Foto: Marcos Prudente
Foto: Marcos Prudente

Na manhã de hoje (18), foi realizada em uma sala da aduana internacional de cargas, de Dionísio Cerqueira/SC, reunião que tratava da reabertura da aduana e do comércio do município brasileiro, com o município argentino, Bernardo de Irigoyen, assim como com Barracão/PR, que também tem fronteira com a Argentina. Estiveram presentes os prefeitos dos dois municípios do Brasil, Thiago Gnoatto e Marco A. Zandoná, também Guillermo Fernandez, do país hermano, junto estavam representantes comerciais dos dois países.

O prefeito de Barracão e presidente do Consórcio Intermunicipal de Fronteira (CIF), em postagem em uma rede social, se mostrou preocupado com a situação do comércio na tri fronteira, uma vez que apesar de ser três estados e dois países, os município ligados apenas por linhas imaginárias, já que ambos parecem a mesma cidade, com diferença apenas do português e o espanhol, estão sofrendo o impacto da pandemia da Covid-19.

"Nos preocupa muito esta situação econômica que estamos vivendo, tanto no município de Barracão e Dionísio Cerqueira, quanto Bernardo de Irigoyen. Então iremos criar juntamente com as autoridades dos municípios um protocolo, que apresentamos para as autoridades brasileira e argentina, para que possamos viabilizar a reabertura". 

A fronteira entre Brasil e Argentina, está fechada desde o início da pandemia do "Vírus Chinês" (Coronavírus/Covid-19) no continente, por decretos federais. Os hermanos foram os primeiros a decretar fechamento, o presidente Alberto Fernández fechou no dia 15 de março. Após muita divergência política no Brasil, também ocorreu o decreto. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barracão - PR
Atualizado às 02h25 - Fonte: Climatempo
Pancada de chuva

Mín. Máx. 15°

° Sensação
10.4 km/h Vento
97% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (02/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 16°

Geada
Quarta (03/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 19°

Geada
Ele1 - Criar site de notícias