Quarta, 08 de Julho de 2020 21:50
(49) 9 9156-0163
Internacional SEM QUARENTENA

Japão controla surto de Coronavírus, sem isolamento e intriga especialistas

Na contra mão de todo mundo, Japão "não precisou fechar nada"

27/05/2020 10h12 Atualizada há 1 mês
Por: Redação Fonte: Marcos Prudente/Exame
Foto: Ilustrativa
Foto: Ilustrativa

O Japão tem queda drástica de infectados do "Vírus Chinês" (Coronavírus/Covid-19) e o país deverá retirar o estado de emergência nos próximos 15 dias. Governo japonês teve o maior surto do vírus no estado de Tókio, onde apenas foram tomadas medidas preventivas, porém sem fechamento do comércio e manutenção dos restaurantes e salões de beleza, imitado-se à apenas distanciamento e usos de máscaras, com suspensão apenas das aulas.

Na contra mão do restante do mundo, onde países como Itália, Espanha, França e outros, chegaram determinar o lockdown ("fecha tudo"), deixando apenas supermercados, farmácias e postos de combustíveis em funcionamento. Japão acredita que a ênfase no combate a Covid-19, se deu, uma vez, que seus centros de saúde, empregam mais da metade dos enfermeiros especialistas em combate a doenças infecciosas, o que facilitou na identificação de casos e consequentemente a queda nos números.

“Apenas olhe para os números de mortes, você pode dizer que o Japão foi bem-sucedido”, disse Mikihito Tanaka, professor da Universidade de Waseda, especialista em comunicação científica que faz parte de um grupo consultivo público de especialistas sobre vírus. “Mas mesmo especialistas não sabem o motivo.”

“É muito analógico – não é um sistema baseado em aplicativos como o Cingapura”, disse Kazuto Suzuki, professor de políticas públicas da Universidade Hokkaido que escreveu sobre uma resposta do Japão. “Mas, no entanto, tem sido muito útil.”

O status já foi suspenso na maior parte do país, e Tóquio e outras quatro regiões restantes permanecem no estado de emergência na segunda-feira (25).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barracão - PR
Atualizado às 21h31 - Fonte: Climatempo
Tempo aberto

Mín. Máx. 14°

° Sensação
9 km/h Vento
90.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. -1° Máx. 13°

Geada
Sexta (10/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 17°

Geada
Ele1 - Criar site de notícias