Quarta, 08 de Julho de 2020 23:35
(49) 9 9156-0163
Política ELEIÇÕES

FECAM quer ouvir posição da bancada federal catarinense sobre eleições em 2020

Proposta pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM) acontece nesta sexta-feira (29/5)

28/05/2020 07h44
Por: Redação Fonte: Marcos Prudente
Foto: Divulgação Internet
Foto: Divulgação Internet

Proposta pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM) acontece nesta sexta-feira (29/5), às 18 horas, por webconferência, a reunião com prefeitos e com o Fórum Parlamentar Catarinense sobre as eleições municipais em 2020.

O objetivo é ouvir dos deputados federais e dos senadores quais são as posições sobre o tema e os encaminhamentos da bancada catarinense em Brasília.

A proposta defendida pela Federação é pela unificação dos mandatos políticos, com a realização de eleição geral em 2022. Nesta semana, a FECAM junto com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou uma carta apontando os motivos que justificam a não realização das eleições municipais neste ano e a defesa pela unificação dos mandatos com a realização de eleição geral em 2022.

Para a entidade, especialmente neste momento de pandemia do Coronavírus, não existe ambiente adequado para realizar um processo eleitoral. O presidente da FECAM, Saulo Sperotto, manifestou a posição da entidade com base no entendimento dos prefeitos e prefeitas catarinenses. Segundo ele, uma série de orientações técnicas em saúde precisam ser mantidas para não colocar em risco à saúde das pessoas, considerando também a preservação da democracia, segundo os municipalistas que “assegura a todos os cidadãos o direito de votar e de ser votado”.

Além disso, a Federação destaca também que alinhar as eleições junto com demais pleitos – presidente, governadores, deputados estaduais e federais e senadores -, o que traria economia e eficiência na gestão pública uma vez que a cada dois anos o país vive período de eleições. Essa posição é defendida pelo Conselho Político da Federação desde 2019.

A Bancada federal catarinenses é formada por 16 deputados estaduais e três senadores. De acordo com o coordenador do Fórum, o deputado federal Daniel Freitas, o encontro demandado pelos prefeitos será fundamental para debater junto com a bancada catarinense as demandas dos prefeitos em relação as eleições. “A FECAM provocou o Fórum solicitando uma reunião com a bancada federal catarinense. Portanto, vamos debater com os prefeitos o calendário eleitoral e as eleições de 2020”, destacou Freitas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barracão - PR
Atualizado às 23h32 - Fonte: Climatempo
-1°
Tempo aberto

Mín. Máx. 14°

° Sensação
9 km/h Vento
93% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. -1° Máx. 13°

Geada
Sexta (10/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 17°

Geada
Ele1 - Criar site de notícias