Quarta, 08 de Julho de 2020 22:03
(49) 9 9156-0163
Barracão MAL NO RANKING

Barracão - Município fica entre as últimas posições, no rancking de prestação de contas

Município ficou na posição acima de 300, dos 399 municípios do estado

28/05/2020 10h14 Atualizada há 1 mês
Por: Redação Fonte: Marcos Prudente
Foto: Divulgação ASCOM
Foto: Divulgação ASCOM

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) do Paraná, realizou um estudo, onde estudantes de Direito, da Universidade Positivo, avaliaram a declaração de contas dos municípios e publicou um ranking, em que o município de Barracão, ficou na posição 303º, com 57,40% de clareza, na hora de prestar as contas municipal. Percentagem, faz com que a administração barraconense, ocupe uma das últimas posições, entre os 399 municípios paranaense.

O primeiro colocado é Candoi e o vizinho barraconense, Bom Jesus do Sul, ocupa a sexta colocação, a nível estadual, na melhor prestação contas ao TCE-PR.

A parceria - que não envolveu a transferência de recursos financeiros do TCE-PR para a Universidade Positivo - teve como objetivo desenvolver o controle social e estimular a cultura de participação do cidadão na fiscalização dos entes públicos. A iniciativa, componente do Programa de Transparência Pública do TCE-PR, almejou ainda promover a integração entre o órgão e a sociedade, visando a promoção de melhorias na gestão dos municípios paranaenses.

Além disso, a atividade foi considerada como exercício prático, o qual possibilitou a obtenção de créditos necessários para os estudantes terminarem sua graduação. Ela integrou a quinta edição do projeto de extensão da universidade, que busca aproximar seus acadêmicos de Direito dos órgãos que exercem a fiscalização da administração pública. Coordenado desde 2016 pela professora Adriana Inomata, em 2019 as parcerias foram realizadas com a Controladoria-Geral da União (CGU), o Ministério Público do Estado do Paraná (MP-PR) e o Ministério Público de Contas (MPC-PR), além do TCE-PR.

"A execução deste termo de cooperação técnico-científica nos deu a oportunidade de capacitar estudantes na área da administração pública e incentivar esses jovens a desempenharem um papel proativo no controle social, contribuindo de forma decisiva para o aprimoramento da gestão dos recursos públicos nos municípios paranaenses", afirma Rafael Ayres.

Confira o ranking, clicando aqui.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barracão - PR
Atualizado às 21h51 - Fonte: Climatempo
Tempo aberto

Mín. Máx. 14°

° Sensação
9 km/h Vento
91.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. -1° Máx. 13°

Geada
Sexta (10/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 17°

Geada
Ele1 - Criar site de notícias