Segunda, 06 de Julho de 2020 01:40
(49) 9 9156-0163
Barracão APÓS NOTIFICAÇÃO

Barracão - Prefeito diz que se manifestará sobre funcionários receberem auxílio irregular, após notificação oficial

TCE-PR detectou ao menos 25 funcionários irregulares

30/05/2020 09h08
Por: Redação Fonte: Marcos Prudente
Foto: Arquivo/PANTV
Foto: Arquivo/PANTV

Na manhã de hoje (30), a reportagem do Portal Agora Notícias (PANTV), entrou em contato, com o prefeito de Barracão/PR, Marco A. Zandoná (MDB), para tentar houvi-lo, sobre o caso das possíveis fraudes, ocorrida no recebimento do Auxílio Emergencial do Governo Federal, por parte de funcionários públicos do município. O executivo nos atendeu, porém não quis manifestar sobre o assunto, uma vez que ainda não recebeu a notificação oficial do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e assim que for notificado, se manifestará sobre o assunto.

Apesar de não se manifestar de forma oficial, o prefeito acredita que a maioria dos que receberam, ou iriam receber, são pessoas que tem seus nomes no Cadastro Único, sendo assim, o benefício é creditado de forma automática, cabendo ao cidadão, fazer um exame de consciência, denunciando o erro, para que o dinheiro possa ser estornado.

Dos 25 funcionários apontados pelo TCE-PR/CGU, apenas 4 teriam realizado o cadastro via aplicativo, tendo o restante, como beneficiário automático, uma vez que estão com seus dados desatualizados no Dataprev, órgão que mantém as informações dos brasileiros arquivadas, para fim de fiscalização fiscal. 

97% das prefeituras do estado do Paraná, tiveram funcionários recebendo de forma irregular o Auxílio Emergencial, que foi criado para beneficiar pessoas carentes autônomas, micro empreendedores e beneficiários do Bolsa Família.

Ainda não se tem uma punição especifica, para os cidadãos que utilizaram do app, para cadastrar seus nomes, que apesar de aprovado, está irregular, uma vez que não se enquadra mais nos requezitos para fazer o requerimento do benefício. O governo, já tem informações de que existem muitos espertinhos usando da ma fé e o TCU, juntamente com os órgãos competentes, devem chegar aos "ligeirinhos" em breve. Porém tudo indica que o fraudador, se descoberto, responderá administrativamente ou será enquadrado no Art. 171, do código penal - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento: Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa, de quinhentos mil réis a dez contos de réis.  Click aqui para acessar o site de devolução.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barracão - PR
Atualizado às 01h36 - Fonte: Climatempo
15°
Pancada de chuva

Mín. 12° Máx. 18°

15° Sensação
10.2 km/h Vento
83.6% Umidade do ar
90% (30mm) Chance de chuva
Amanhã (07/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 18°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (08/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 13°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias