Quinta, 29 de Outubro de 2020 02:50
(49) 9 9156-0163
Polícia ANTIDEMOCRÁTICO?

Perseguição ou justiça? PF realiza operação no combate a atos antidemocráticos

Alvos foram blogueiros, empresário que defendem cassação de ministros do STF

16/06/2020 11h52 Atualizada há 4 meses
Por: Redação Fonte: Marcos Prudente
Foto: Divulgação G1
Foto: Divulgação G1

A Polícia Federal (PF), realizou na manhã de hoje (16) a Operação Lume, onde cumpriu 21 mandados de busca e apreensão em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão e Santa Catarina. Os alvos foram blogueiros, empresário e publicitário, que defendem as políticas do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido).

Abaixo os alvos da operação, nomes confirmados até a vinculação desta matéria;

  • Luís Felipe Belmonte: empresário, advogado e um dos principais financiadores e organizadores do Aliança, partido que Bolsonaro pretende criar. É o primeiro suplente do senador Izalci Lucas (PSDB-DF). Também é dono de um time de futebol em Brasília.
  • Sérgio Lima: publicitário que atua junto com Bolsonaro na construção do partido Aliança pelo Brasil, ainda não formalizado. Segundo o jornal "O Globo", ele foi o responsável pelo logotipo, pelo site e pelo aplicativo de coleta de assinaturas da legenda encabeçada pelo presidente
  • Daniel Silveira (PSL-RJ): deputado federal aliado do presidente Jair Bolsonaro. Junto com o deputado estadual Rodrigo Amorim (PSL-RJ), quebrou placa criada em homenagem da vereadora Marielle Franco durante comício de Wilson Witzel, então candidato a governador do Rio de Janeiro, em 2018
  • Allan Santos: blogueiro, é apoiador de Bolsonaro e um dos fundadores do site "Terça Livre"
  • Alberto Silva: também é blogueiro ligado a Bolsonaro e atua no canal "Giro de Notícias". Os policiais fizeram busca em seu endereço em Poços de Caldas (MG)
  • Ravox Brasil: youtuber bolsonarista do canal Ravox Brasil
  • Otavio Fakhoury: investidor do setor imobiliário, um dos fundadores do partido Aliança e colaborador do site conservador "Crítica Nacional". Foi alvo de mandados também em operação no inquérito das fake news, no fim de maio
  • Camila Abdo: apresenta, na internet, o programa "Direto aos Fatos"
  • Marcelo Frazão: tem um canal no youtube em que posta vídeo a favor do governo e de manifestações de grupos bolsonaristas
  • Ernani Fernandes Barbosa Neto: mantém páginas de perfil conservador na internet
  • Thais Raposo do Amaral Pinto Chaves: junto com Ernani Fernandes, tem páginas de perfil conservador
  • Valter Cesar Silva Oliveira
  • Roberto Boni: atua no "Canal Universo", na internet

O Ministro da Justiça, André Mendonça, em nota no dia 14, pediu harmonia entre os poderes e disse que a liberdade expressão tem que ser respeitada. Sua fala defende que as pessoas tem o direito de criticar a suprema corte (STF), pois o livre pensamento não pode ser cerceado.

O inquérito instaurado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), tem o ministro Alexandre de Moraes, na linha de frente, é considerado inconstitucional por inúmeros juristas, uma vez que o supremo estaria queimando etapas da justiça, onde é vítima, investigador, julgador e sentenciador. Tirando do Ministério Público, Polícia Federal e Polícia Civil, o poder de investigar.

Opinião.

A pergunta que não quer calar, em todos os que defende a democracia é; Perseguição ou justiça? 

Se for justiça, porque os antifas não são enquadrados na mesma lei? Uma vez que vandalizam e depredam patrimônio públicos e privados, levando prejuízos ao erário, assim como aos empresários. Se for perseguição, com certeza as ações serão somente contra apoiadores do governo.

Lembrando que a verdadeira democracia, é conviver com o contraditório, mas principalmente defender a liberdade de fala, mesmo que a mesma seja contra a própria sua forma de pensar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barracão - PR
Atualizado às 02h35 - Fonte: Climatempo
17°
Pancada de chuva

Mín. 14° Máx. 25°

17° Sensação
11.3 km/h Vento
56.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (30/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Sábado (31/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 25°

Sol e Chuva
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias