Segunda, 06 de Julho de 2020 02:27
(49) 9 9156-0163
Economia LEITE

SC - Produtores de leite saberão com antecedência preço a ser pago pelo produto

Atualmente, a informação do valor que será pago ao produtor, só é conhecida no momento do pagamento da produção mensal.

16/06/2020 14h20
Por: Redação Fonte: ASCOM
Foto: Ilustrativa
Foto: Ilustrativa

Tramitando desde 2016, o projeto de lei do deputado estadual Neodi Saretta, que obriga as empresas de beneficiamento e comércio de laticínios a informarem aos produtores de leite - na ocasião do pagamento - o valor mínimo a ser pago pelo litro do produto no mês seguinte, foi aprovado na Comissão de Agricultura. Atualmente, a informação do valor que será pago ao produtor, só é conhecida no momento do pagamento da produção mensal.

Saretta explica embora exista uma lei federal o que determina a obrigatoriedade de ser anunciado o preço com antecedência, isso não sentem sido cumprido. “Uma das grandes preocupações é proteger o produtor de leite. Por isso fizemos esse projeto de lei obrigando que as empresas possam divulgar, de forma antecipada, o preço do litro do leite, que será pago no mês seguinte, assim que o produtor receber o pagamento". Conforme o deputado, o produtor vende o leite sem saber quanto irá receber e, que essa prática, só se dá na questão do leite, já que em nenhum outro produto isso acontece.

Vale lembrar que Santa Catarina tem uma produção leiteira muito importante, no entanto os agricultores enfrentam grandes dificuldades para se manterem na produção. “A preocupação é exatamente isso: que eles possam ter uma garantia mínima de preço para poder continuar produzindo, muito embora não tenha sido na forma original, mas foi a alternativa encontrada e que vai dar uma garantia maior para o produtor”, reforça o deputado.  

A proposta de Saretta recebeu apoio de grande parte dos municípios, câmaras municipais e produtores de leite que estão de acordo com o projeto apresentado pelo deputado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barracão - PR
Atualizado às 02h16 - Fonte: Climatempo
15°
Pancada de chuva

Mín. 12° Máx. 18°

15° Sensação
9.6 km/h Vento
85.9% Umidade do ar
90% (30mm) Chance de chuva
Amanhã (07/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 18°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (08/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 13°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias