Sábado, 08 de Agosto de 2020 03:34
(49) 9 9156-0163
Política LEIS

SC - Executivo transforma em lei mais três projetos de autoria dos deputados

Já estão em vigor desde a última semana três leis originadas de projetos elaborados pelos deputados estaduais.

28/07/2020 07h51
Por: Redação Fonte: ASCOM
Uma das leis sancionadas garante prioridade aos profissionais da saúde na testagem da Covid. FOTO: Mauricio Vieira/Secom
Uma das leis sancionadas garante prioridade aos profissionais da saúde na testagem da Covid. FOTO: Mauricio Vieira/Secom

Já estão em vigor desde a última semana três leis originadas de projetos elaborados pelos deputados estaduais. As normas tratam da legislação do ICMS, da inclusão de autistas e pessoas com TDAH e da proteção aos profissionais da saúde no combate à pandemia da Covid 19, e foram aprovadas pela Assembleia Legislativa em 24 de junho.

A Lei 17.958/2020 altera o artigo 96 da lei do ICMS (Lei 10.297/2010). A nova redação estabelece que qualquer ato administrativo relacionado a essa lei deverá conter indicadores econômicos oficiais que o justifiquem, objetivo do ato e previsão de resultados financeiros e sociais resultantes da medida.

Conforme o autor do projeto que originou a lei, deputado Milton Hobus (PSD), o objetivo é dar transparência aos atos do Executivo referentes a alterações em regras do ICMS, ao possibilitar, por exemplo, linguagem que facilite o entendimento dos atos administrativos relacionados a esse imposto.

Proveniente de projeto elaborado pelo deputado Sargento Lima (PSL), a Lei 17.959/2020 instituiu o Selo Empresa Amiga dos Autistas e Portadores de TDAH, o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. O objetivo é estimular e reconhecer empresas públicas e privadas que adotem políticas de inserção dessa parcela da população e em seus quadros ou contribuam com ações e projetos na promoção e defesa de direitos dos autistas.

Já a Lei 17.960/2020, de autoria da Comissão de Saúde da Alesc, dá prioridade de atendimento aos profissionais de saúde na destinação de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e na testagem da Covid-19, enquanto vigorar o estado de calamidade pública em Santa Catarina causado pela pandemia. O objetivo é garantir que esses profissionais, que estão na linha de frente do combate à doença, tenham condições seguras de trabalho.

A proposta foi transformada em lei com vetos a dois artigos que, segundo o Poder Executivo, tratam de assuntos que são de competência exclusiva do governador, não cabendo à Assembleia legislar sobre eles. A exclusão desses dois pontos da lei, no entanto, não prejudicou o objetivo principal da medida.

Achou que nosso trabalho contribuiu para sua informação? Não recebemos dinheiro público e para que possamos fazer mais e melhor, precisamos de seu apoio. Clique nos anúncios da página, que ajudará em nossa remuneração ou clique no BANNER DE DOAÇÃO ABAIXO, e doe o valor desejado. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barracão - PR
Atualizado às 03h34 - Fonte: Climatempo
14°
Poucas nuvens

Mín. 10° Máx. 25°

14° Sensação
11.8 km/h Vento
63.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Segunda (10/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias