Quarta, 02 de Dezembro de 2020 04:02
(49) 9 9156-0163
Política TRANSPORTE

SC - Avança PL que retira exigências para empresas de transporte intermunicipal

A matéria segue para análise da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano.

13/08/2020 08h37
Por: Redação Fonte: Marcos Prudente
Comissão de Segurança Pública da Alesc se reuniu na tarde desta quarta-feira (12) FOTO: Solon Soares/Agência AL
Comissão de Segurança Pública da Alesc se reuniu na tarde desta quarta-feira (12) FOTO: Solon Soares/Agência AL

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa aprovou, em reunião na tarde desta quarta-feira (12), o parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 386/2019, que reduz as exigências para a renovação do registro de empresas de transporte rodoviário intermunicipal junto ao governo estadual. A matéria segue para análise da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano.

O relator do PL, deputado Fabiano da Luz (PT), apontou que a proposta altera a Lei 14.219/2007, que trata do registro das empresas que operam o transporte intermunicipal de passageiros em Santa Catarina. O objetivo dos autores do PL, os deputados Coronel Mocellin (PSL) e Jerry Comper (MDB), é retirar da lei a obrigatoriedade da comprovação da propriedade das quantidades mínimas e idades máximas dos ônibus para fins de obtenção de registro.

Para os parlamentares, essas exigências favorecem apenas as grandes empresas e contrariam os princípios da livre concorrência e da livre iniciativa. Com o fim dessas obrigações, os autores acreditam que mais empresas poderão explorar o serviço de transporte de passageiros, oferecendo melhor serviço e menor preço aos usuários.

Adiados
Os pareceres a outros dois PLs que seriam apreciados na reunião tiveram a votação adiada. Um deles é o PL 1/2019, do deputado Valdir Cobalchini (MDB), que regulamenta o uso dos radares móveis, estáticos ou portáteis nas rodovias estaduais.

O próprio autor pediu vistas em gabinete ao projeto. “Ele já sofreu algumas alterações durante sua tramitação e despertou polêmica”, argumentou Cobalchini. A matéria conta com o parecer favorável do relator Fabiano da Luz.

Já o PL 299/2018, do deputado João Amin (PP), teve pedido de vistas por parte do deputado Bruno Souza (Novo). A matéria tem parecer favorável do relator, deputado Mauricio Eskudlark (PL).

O objetivo da matéria é viabilizar o compartilhamento de informações entre a Secretaria de Segurança Pública e os tabelionatos de notas, permitindo a disponibilização de dados relativos à identificação civil e biometria, visando à construção de sistemas seguros que diminuam as ocorrências de fraudes e golpes.

Achou que nosso trabalho contribuiu para sua informação? Não recebemos dinheiro público e para que possamos fazer mais e melhor, precisamos de seu apoio. Clique nos anúncios da página, que ajudará em nossa remuneração ou clique no BANNER DE DOAÇÃO ABAIXO, e doe o valor desejado. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barracão - PR
Atualizado às 04h01 - Fonte: Climatempo
17°
Muitas nuvens

Mín. 17° Máx. 25°

17° Sensação
14.7 km/h Vento
77% Umidade do ar
90% (30mm) Chance de chuva
Amanhã (03/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 25°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (04/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 22°

Chuva e trovoadas
Ele1 - Criar site de notícias