Quinta, 04 de Março de 2021 09:17
(49) 9 9156-0163
Educação FUNDEB

Aliel defende Fundeb somente para a educação pública

Senadores retiraram destaque que previa destinação de recursos à iniciativa privada; texto volta à Câmara para segunda votação

17/12/2020 06h51
Por: Redação Fonte: ASCOM
Foto: Aliel Machado/ASCOM
Foto: Aliel Machado/ASCOM

O deputado federal Aliel Machado (PSB) comemorou ontem a retirada, pelos Senadores, da destinação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para a iniciativa privada. A regulamentação havia sido aprovada na Câmara dos Deputados na semana passada, porém, um destaque apresentado pelo partido Novo após a votação principal, incluiu a destinação de recursos a instituições privadas e religiosas, o que pode causar a retirada de aproximadamente R$ 16 bilhões da educação pública. 

“A aprovação do Fundeb na Constituição Federal foi uma grande conquista, um marco. Porém, dependia de regulamentação. Infelizmente o Governo não se mobilizou para regulamentar. Por conta disso, discutimos exaustivamente o texto do relator Felipe Rigoni (PSB-ES). E, após a aprovação do texto principal, foi incluído esse destaque do Novo que pode retirar cerca de R$ 16 bilhões da educação pública. Meu voto foi contra, mas o destaque acabou passando”, revela Aliel. 

O parlamentar conta que, após a aprovação, houve uma cobrança grande por parte dos educadores para se corrigir o equívoco. “Nós fomos procurados por educadores, preocupados com a destinação desses recursos a instituições privadas e religiosas. Realmente isso desvirtua a função do Fundeb. Por isso a ação dos senadores, retomando o texto do relator é muito importante”, avalia. 

O Fundeb é o principal mecanismo de financiamento da educação básica no país. Em agosto, o Congresso promulgou uma emenda à Constituição que renovou as regras do fundo e tornou-o permanente. Com as modificações feitas no Senado, o texto voltará para a análise da Câmara.

"Agora, na Câmara, tenho confiança de que vamos conseguir aprovar o relatório e corrigir esse equívoco. Dinheiro do Fundeb deve ser apenas para educação pública”, finaliza Aliel. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barracão - PR
Atualizado às 09h06 - Fonte: Climatempo
20°
Muitas nuvens

Mín. 17° Máx. 25°

20° Sensação
20.4 km/h Vento
74.6% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (05/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 24°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sábado (06/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias