Domingo, 24 de Janeiro de 2021 09:19
(49) 9 9156-0163
Geral Geral

Esquema faz cobranças ilegais por sepultamentos em cemitérios de SP

13/01/2021 17h11
22
Por: Redação
Esquema faz cobranças ilegais por sepultamentos em cemitérios de SP
source
Lápides em um cemitério
Brais Seara Fernandez/EyeEm/Getty Images

Lápides em um cemitério

Um novo esquema de cobrança de propina dentro do Serviço Funerário de São Paulo  foi descoberto e envolve as chamadas clínicas de tanatopraxia, responsáveis por preparar os corpos antes do sepultamento . As informações são da Rádio Bandeirantes .

O procedimento consiste em postergar a decomposição do corpo por determinado tempo e, segundo o portal, deveria ser utilizado somente em casos excepcionais. No entanto, no esquema, que conta com a participação dos motoristas das funerárias , é apresentado às famílias como "obrigatório".

De acordo com a apuração do portal, o motorista do Serviço Funerário aborda a família ainda no hospital e ele define o preço final que será cobrado "dependendo da cara do freguês". Quanto maior o preço "do serviço", melhor para os motoristas, uma vez que, pelo acordo ilegal feito com as clínicas, eles ficam com cerca de 50% do dinheiro arrecadado.

Duas clínicas que foram denunciadas pela Rádio Bandeirantes já estão sendo investigadas pela Prefeitura de São Paulo.

Leia também

Corpo de idosa é trocado e enterrado por outra família em MG; entenda Corpo de chinesa é desenterrado após 12 anos para ela 'se casar' com homem morto Ursos atacam túmulos e roubam corpos em cidades da Rússia

Outro esquema

Na semana passada, o jornal também denunciou outra ação ilegal de cobrança de propina, dessa vez comandada por sepultadores e pela administração do Cemitério da Vila Formosa, na Zona Leste.

Segundo as reportagem, as famílias eram abordadas durante os enterros e obrigadas a pagar até R$ 350 aos funcionários responsáveis pelos sepultamentos. Quatro funcionários do Serviço Funerários foram demitidos e um processo de apuração foi aberto dentro da Controladoria Geral do Município de São Paulo para apurar o caso

Fonte: IG Nacional
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barracão - PR
Atualizado às 09h11 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 15° Máx. 27°

25° Sensação
14 km/h Vento
64.2% Umidade do ar
90% (30mm) Chance de chuva
Amanhã (25/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 25°

Sol com muitas nuvens e chuva
Terça (26/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias