Sábado, 16 de Janeiro de 2021 01:52
(49) 9 9156-0163
Geral Geral

Planalto estuda iniciar vacinação dia 19 e "força" Doria a antecipar calendário

14/01/2021 10h41
12
Por: Redação
Planalto estuda iniciar vacinação dia 19 e
source
Saúde
Alan Santos/PR

Caso 'ok' da Anvisa venha no domingo, Planalto tentará iniciar vacinação dois dias depois

Após o "Dia D, Hora H", o  ministro Eduardo Pazuello tem sido pressionado por Jair Bolsonaro para definir logo uma data para o início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil. Mais do que imunizar a população, o presidente quer ser o primeiro a "posar para fotos" ao lado das pessoas vacinadas, vencendo assim seu embate pessoal com o governador de São Paulo, João Doria.

Por este motivo, o Palácio do Planalto estuda organizar uma cerimônia no próximo dia 19 de janeiro para anunciar o início da vacinação no país. Segundo informações do blog da jornalista Andréia Sadi, o evento contaria com a participação de Bolsonaro e garantiria a vitória na corrida pela vacina contra o coronavírus.

Ainda de acordo com a publicação, tal conversa nos bastidores fez com que Doria também se movimentasse. Inicialmente, a imunização em São Paulo com a CoronaVac , produzida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, estava marcada para o dia 25 de janeiro, data simbólica por se tratar do aniversário da capital paulista. Entretanto, o governo estadual, que ainda aguarda a aprovação da Anvisa, agora avalia qual a melhor forma de antecipar esse calendário para não perder a liderança para o presidente .

Leia também

Brasil tem 3ª maior alta de mortes por Covid-19 entre países mais letais Saúde ignorou parecer interno que recomendava compra rápida de seringas; entenda Vacinação contra a Covid-19 vai começar pelas capitais, diz Ministério da Saúde

Na última terça-feira (12), a Anvisa divulgou comunicado informando que irá  decidir sobre o uso emergencial das vacinas  no próximo domingo (17). "Faz-se necessária a entrega, em tempo hábil para análise, dos documentos faltantes e complementares", disse a agência, em comunicado. De acordo com o prazo oficial para análise dos documentos, o prazo final para a decisão sobre os pedidos é o dia 19.

Caso a confirmação de uso venha no dia 17, Planalto e Governo de São Paulo devem colocar em prática os planos de antecipação do início de vacinação. Em entrevista coletiva na segunda-feira (11),  Pazuello disse que a ideia era dar início ao processo quatro dias após o 'ok' da Anvisa. Agora, tal previsão deve ser encurtada em dois dias.

Fonte: IG Nacional
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barracão - PR
Atualizado às 01h46 - Fonte: Climatempo
20°
Muitas nuvens

Mín. 17° Máx. 27°

20° Sensação
17.9 km/h Vento
81.6% Umidade do ar
90% (50mm) Chance de chuva
Amanhã (17/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 24°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (18/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 23°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias